8.11.17

Cuidados com a lente de contato no verão


Oftalmologistas recomendam redobrar os cuidados com as lentes de contato no verão

Os oftalmologistas são unânimes: no verão, é importante redobrar os cuidados com as lentes de contato. E vão além disso. Apesar da comodidade, o melhor é evitar ir à praia ou à piscina com elas, pois há riscos. O alerta é da Dra. Elisabeth Guimarães, oftalmologista da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e representante estadual da Sociedade Brasileira de Lentes de Contatos, Córnea e Refratometria (Soblec).

Cuidados com a lente de contato no verão

Cuidados com a lente na praia e piscina


A oftalmologista destaca que o principal problema da praia e da piscina é a água, responsável pela contaminação por bactérias, o que pode causar infecções, entre vários outros problemas oculares. A Dra. Elisabeth diz que muita gente costuma esquecer de retirar as lentes antes de tomar banho e que a água do chuveiro pode estar igualmente contaminada.

Outros inconvenientes são a areia, o cloro, o vento. “Se o olho ficar irritado, vermelho ou incomodar, o melhor a fazer é tirar as lentes e lavá-las com soluções apropriadas”. Ela destaca: soro fisiológico não é adequado para esse propósito, “porque ele não contém conservantes e pode, facilmente, ser contaminado com bactérias”.

Cuidados com a exposição excessiva ao sol


A Dra. Elisabeth destaca ainda que muita gente esquece que a exposição excessiva ao sol pode trazer danos à saúde ocular, razão pela qual mesmo com o uso de proteção de lentes de contato UVA/UVB é necessário também usar óculos de sol de boa qualidade e chapéu.

Dicas para evitar problemas com as lentes de contato durante o verão


  1. Faça higienização das lentes de contatos com soluções apropriadas e as conserve em estojo. De preferência, em ambientes sem variação de temperatura;
  2. Nunca usar água de torneira ou soro fisiológico para limpeza;
  3. Se entrar areia, sujeira ou protetor solar nos olhos, retirar as lentes e fazer a devida assepsia em locais adequados;
  4. No caso de desconforto, vermelhidão e lacrimejamento interromper o uso e procurar um oftalmologista;
  5. Retirar as lentes no avião se a viagem ultrapassar três horas;
  6. Em ambientes muito secos, é indicado o uso de lubrificantes específicos para lentes de contato.
Fonte: Bausch & Lomb, que oferece produtos para limpeza, manutenção e conservação destas lentes. Produtos das linhas Biotrue®, Renu® e Boston Simplus™, concebidos para diferentes perfis de usuários.

>> Óculos de sol ajudam a prevenir problemas nos olhos
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner