5.4.17

Lentes de contato para diabéticos: biometria em vez de agulhadas

Já pensou se, ao invés de furar os dedos várias vezes por dia, fosse possível usar lentes de contato para diabéticos conseguirem dosar a glicemia?

... Pois ainda não é possível, mas em breve será!

Na matéria original, o engenheiro americano Gregory Herman, da Universidade do Estado do Oregon, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo disse:

“Nosso objetivo é detectar os biomarcadores nas lágrimas e não no sangue do paciente, o que torna a tecnologia muito menos invasiva”.

Lentes de contato para diabéticos: biometria substitui agulhas

Segundo um estudo publicado nesta terça-feira (4), pela American Chemical Society, demonstrou uma possível solução para tornar esses processos bem menos invasivos. A lente de contato equipada com um sensor biométrico será capaz de medir o nível de glicose no sangue do paciente.

Como serão os sensores biométricos em lentes de contato para diabéticos?


Os sensores virão em uma lente de contato comum e transparente. Dessa forma, eles conseguirão monitorar os sinais biológicos (glicemia e também ácido úrico) do paciente por meio da análise de suas lágrimas.

Leia também: Blueberry previne o diabetes mesmo? :-O

Segundo o especialista, os sensores das lentes de contato para diabéticos possuem uma enzima sensível à glicose. Assim, cada vez que o dispositivo está na presença de açúcar, sua enzima se modifica, permitindo que os cientistas acompanhem o níveis de glicose dos pacientes apenas monitorando a lente.

Fonte

Para saber mais...

O laboratório farmacêutico Novartis, em parceria com o Google, divulgou que ambos estudam a utilização da lente de contato inteligente para monitorar o diabetes.

Em um comunicado, a Alcon, filial da Novartis, explicou que a lente é composta por um chip wireless e um sensor miniaturizado de glicose prensados entre duas camadas de material gelatinoso. O dispositivo ainda deve ser equipado com um LED que emitirá sinais sempre que houver alteração no nível de glicose.

Fonte: https://www.endocrino.org.br/lentes-de-contato-para-monitorar-glicose/

Comentário Saúde com Ciência sobre a biometria em lentes para dosar a glicemia


Esta é, sem dúvida, uma novidade e tanto que beneficiará inúmeros portadores da doença. Quando trabalhei especificamente com pacientes diabéticos, eu observava o sofrimento de pessoas que precisavam "se picar" várias vezes por dia. Elas ficavam com a pele da ponta dos dedos ora grossas, ora finas e sensíveis demais. Em um segundo momento passavam a coletar o sangue "almofadinha" das mãos.

Essa nova tecnologia servirá para aliviar o sofrimento e dar maior comodidade aos pacientes que não precisarão carregar sempre consigo os tradicionais aparelhinhos medidores de glicemia.

Contudo, é óbvio que as lentes de contato para diabéticos não estarão acessíveis a todos os pacientes, pelo menos não em um primeiro momento. No futuro...

Gostou da novidade? Leia este outro artigo sobre diabetes: Amilopectina do trigo aumenta glicemia e pode causar diabetes.


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner