18.4.17

Novos medicamento para diabetes são divisores de águas

Inibidor que elimina o excesso de glicose na urina acaba de ser aprovado pela Anvisa.

Os pacientes com diabetes tipo 2 já têm à disposição no Brasil um novo remédio para tratar a doença. O registro do genérico "dapagliflozina" acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O genérico faz parte de uma nova classe de medicamentos indicados para melhorar o controle glicêmico dos diabéticos.
Novos medicamento para diabetes dapagliflozina

Medicamentos como a dapagliflozina são inibidores do SGLT, sigla em inglês que significa co-transportador sódio-glicose e se refere a uma proteína encontrada nos rins e no intestino. Essa proteína é responsável por reabsorver a glicose que é filtrada pelos rins antes que ela seja eliminada pela urina.

"O medicamento age bloqueando as proteínas co-transportadoras de glicose em nível intestinal (sgtl1) e renal (sglt2), aumentando a eliminação desta pela urina, controlando, assim, os níveis de açúcar no sangue. Ele age para aumentar a excreção renal de glicose e melhorar as taxas de glicose no sangue.

E também proporciona outros pontos positivos como redução de peso, controle da pressão arterial, ação diurética, proteção renal, diminuição da rigidez arterial e redução de ácido úrico", explica Dr. João Aguiar.

Estudos comprovam os resultados benéficos dessa nova classe de medicamentos, com 38% de redução na mortalidade por doenças cardiovasculares, 32% na redução de doenças por outras causas e 35% de redução na hospitalização por insuficiência cardíaca.

"Ainda existem casos em que a insulina ainda é indispensável, porém esses inibidores são uma excelente ferramenta para prolongar a vida dos diabéticos e prevenir novos casos de diabetes", afirma o médico.

Dr. João Aguiar émédico formado em 1994 pela Universidade Estadual do Pará com graduação em Endocrinologia Clínica, graduação em medicina do esporte e fisiologia do Exercício e residência médica em Ginecologia, obstetrícia e mastologia. | https://www.drjoaoricardoaguiar.com.br.


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner