17.4.17

CIÊNCIA: Teleocrater rhadinus, parente mais velho do dinossauro é descoberto

Cientistas descobrem 'parente mais velho' de dinossauros que viveu há mais de 240 milhões de anos

Como você acha que eram os ancestrais dos dinossauros? Maiores que eles ou menores? Até agora, a maioria da comunidade científica acreditava que eles eram -- provavelmente -- do tamanho de uma galinha. Porém, um descoberta recente fez esse pensamento cair por água abaixo.

Um estudo publicado recentemente pela revista “Nature” relata que fósseis de uma criatura até então desconhecida, chamada de Teleocrater rhadinus com aproximadamente 3 metros de comprimento, foram encontrados no sul da Tanzânia. O “primo antigo” dos dinossauros viveu, segundo os cientistas, há cerca de 245 milhões de anos.
Teleocrater rhadinus parente mais velho dinossauro
esqueleto do Teleocrater rhadinus / foto: amplamente divulgada na internet

Ele viveu no período Triássico, antes do período dos dinossauros. O Teleocrater (que nome, hein?) surgiu após os arcossauros -- espécie que também influenciou os dinossauros e, mais tarde, os pássaros e os crocodilos.

"A descoberta do Teleocrater muda fundamentalmente as nossas ideias sobre a história antiga dos parentes dos dinossauros”, disse Sterling Nesbitt, um dos autores.
“Esta pesquisa esclarece a distribuição e a diversidade dos antepassados dos crocodilos, pássaros e dinossauros”, diz Judy Skog, diretora da Divisão de Ciências da Terra da National Science Foundation. “E indica que a origem dos dinossauros deveria ser reexaminada agora que sabemos mais sobre a história e traços desses primeiros ancestrais”, completou.

“Surpreendentemente, os ancestrais dos dinossauros não se pareciam com eles”, acrescentou Angielczyk. “O Teleocrater parece um crocodilo e isso nos obriga a rever completamente tudo o que pensávamos da evolução” dos dinossauros, explicou.

Fontes:

1. Nature (http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature22037.html) |

2. Nesbitt, S. J. The early evolution of archosaurs: relationships and the origin of major clades. Bull. Am. Mus. Nat. Hist. 352, 1–292 (2011)

3. Exame


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner