13.11.17

7 alimentos que aliviam o estresse e que TEM NA SUA CASA!


Sabemos que o estresse tem muitas causas e que a correria da vida moderna faz com que todos nós tenhamos nossos momentos mais ou menos estressantes. Pra ajudar, dá pra aliviar os sintomas do estresse comendo certos alimentos.

Existem outros, mas tomei o cuidado de separar alimentos que você tem em casa. Mas é muito importante lembrar que, além deles, você deve beber bastante água! Vamos a eles?

7 Alimentos que aliviam o estresse 



1. Banana


Olha lá pra sua fruteira e me diz se tem ou não tem banana. Ela é muito importante para aliviar o estresse, por conta dos nutrientes: triptofano, vitamina B6, potássio e magnésio; juntos, colaboram na produção da serotonina, substância que regula o humor e o sono.

Outras fontes de triptofano são: carne de peru e de frango, nozes, amendoins e laticínios.

➤➤ Leia também: Farinha de banana verde receita que emagrece

2. Alface


A verdura mais presente na salada da casa de todos nós, a alface funciona como um calmante natural devido a presença das substâncias lactucina e a lactupicrina. A região mais rica nesses ativos é a parte branca e firme.




3. Frutas cítricas


Na sua fruteira tem laranja e limão, não tem? Pelo menos um deles deve ter. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas ajudam a diminuir a secreção do cortisol, da histamina e da norepinefrina conhecidos como “hormônios do estresse”, evitando, assim, os surtos de ansiedade.

Além das frutas cítricas, o tomate, o pimentão, o caju, a acerola e a goiaba são ricos nessa vitamina.

➤➤ Leia também - do R7Cuidado! Frutas cítricas podem causar queimaduras de 3°grau na pele

4. Ovo


Esse tem na sua geladeira, com certeza absoluta! A gema do ovo é muito rica em colina (1 gema tem 130 mg), uma vitamina que melhora a sensação de bem-estar e também o funcionamento perfeito do sistema nervoso.

5. Cenoura 


Ajuda a baixar a tensão arterial, fortalece o coração, o estômago e também o baço, e aumenta a energia do corpo. É rica em betacaroteno que é convertido em vitamina A no fígado, importante para tratamentos de doenças oculares.




6. Verduras verde-escuras


Nem todo mundo tem em casa, mas a maioria já sabe de sua importância. Vegetais como couve, espinafre, brócolis, couve-de-bruxelas, rúcula e agrião são ótimas fontes de ácido fólico e de potássio, que melhoram o funcionamento celular, ajudando a aliviar e a evitar a depressão.

Já o fosfato, magnésio e as vitaminas do complexo B, além da C e A melhoram a saúde do sistema nervoso.

➤➤ Leia também: Couve manteiga: Benefícios desse vegetal precioso

7. Chocolate meio-amargo


Além de conter triptofano como a banana, o chocolate meio-amargo possui uma substância chamada teobromina, que estimula a endorfina, um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar, além de baixar a pressão e diminuir a “dor no peito” (angina). Já os antioxidantes flavonoides do chocolate aumentam a formação da serotonina. Quanto mais amargo for o chocolate, melhor ele será.

Cabe ressaltar que ingredientes com excesso de açúcar podem ser “falsos revigorantes” por darem uma sensação imediata de muita energia, porém, pouco tempo depois eles fazem o contrário, porque a queda abrupta de açúcar no sangue (sua digestão é rápida) leva a disposição embora, daí vem a vontade de comer mais açúcar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner