2.5.17

Conheça o 1º agente reversor de remédio anticoagulante no Brasil

Aprovado pela Anvisa o 1º agente reversor de medicação anticoagulante no Brasil

A Boehringer Ingelheim anuncia a aprovação pela ANVISA do Praxbind® (idarucizumabe), indicado para pacientes tratados com Pradaxa® (etexilato de dabigatrana) quando há necessidade de reversão dos efeitos anticoagulantes do medicamento em casos de cirurgia ou procedimentos de emergência com risco de hemorragia.

Dra. Patricia Rangel, diretora médica da Boehringer Ingelheim do Brasil, reforça que a aprovação é um marco para a empresa farmacêutica e representa avanços no segmento:


"Estamos felizes que os pacientes brasileiros poderão contar com o primeiro agente reversor específico do anticoagulante oral Pradaxa, que irá proporcionar mais tranquilidade no manejo dos pacientes que utilizam esta medicação.
Essa solução reforça a liderança da Boehringer Ingelheim em inovação nos cuidados anticoagulantes, já que possuímos um extenso portfólio para a saúde cardiovascular com medicamentos para a prevenção da formação de trombos e para o tratamento de AVCs, para redução das sequelas”.

Com uso indicado em casos de emergência, Praxbind® reverte a ação anticoagulante de Pradaxa®i,ii medicamento oral utilizado para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais decorrente da fibrilação atrial (FA) e embolismo sistêmicoi,ii — que está no mercado há mais de 8 anos e é aprovado em mais de 100 países. A eficácia e a segurança de Praxbind® foram comprovados pelo estudo RE-VERSE AD™, cujos resultados demonstraram que os efeitos de reversão foram imediatamente evidentes. Poucos minutos após a administração de 5 gramas de Praxbind® nenhum efeito anticoagulante foi observado.

Apesar de ser um medicamento que será raramente utilizado na prática clínica, a disponibilidade de um agente de reversão específico proporciona aos médicos e aos pacientes, maior confiança na escolha de Pradaxa, já que, até então, não existia opção para reversão específica e imediata do efeito anticoagulante desse medicamento.

Praxbind apresenta uma nova e rápida solução em casos nos quais há necessidade de rápida intervenção em pacientes que tomam Pradaxa, como em situações de sangramento com risco de vida ou cirurgias de urgência.

A Boehringer Ingelheim fornece soluções de saúde com grande valor e impacto para as pessoas e o foco da empresa está, muitas vezes, relacionado a doenças que atingem um pequeno percentual da população. A companhia está comprometida a trabalhar com todos os seus parceiros e organizações de saúde brasileiras colaborar com o acesso de Praxbind®.

Praxbind® (idarucizumabe) — Praxbind® é um fragmento de anticorpo humanizado, concebido como agente reversor específico de Dabigatrana (Pradaxa). Praxbind bloqueia especificamente as moléculas de Dabigatrana, neutralizando seu efeito anticoagulante sem interferir em outras etapas da cascata de coagulação.

É indicado para pacientes tratados com Pradaxa quando a reversão de seus efeitos anticoagulantes é necessária em caso de: .Procedimentos e cirurgias emergenciais |. Hemorragias com risco de vida.

Pradaxa® (etexilato de Dabigatrana) 


A experiência clínica de Dabigatrana equivale a mais de 6,9 milhões de pacientes-ano em todas as indicações licenciadas em todo o mundo. Dabigatrana está no mercado há mais de oito anos e é aprovada em mais de 100 países.

As indicações atualmente aprovadas para Dabigatrana são:


  • Prevenção de acidente vascular cerebral isquêmico e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não valvar e fator de risco para AVC;
  • Prevenção primária de eventos tromboembólicos venosos em pacientes submetidos a cirurgia de substituição total do quadril ou cirurgia de substituição total do joelho eletivas;
  • Tratamento da TVP e Embolia pulmonar e prevenção da TVP recorrente e Embolia pulmonar recorrente em adultos.


A Dabigatrana, um inibidor direto da trombina (DTI)[ix], foi o primeiro medicamento amplamente aprovado numa nova geração de anticoagulantes orais diretos, disponíveis para atingir uma elevada necessidade médica não atendida na prevenção e tratamento de doenças tromboembólicas agudas e crônicas.

Os potentes efeitos antitrombóticos são conseguidos com os inibidores diretos da trombina bloqueando especificamente a atividade da trombina, uma enzima central no processo responsável pela formação do coágulo (trombo).

Em contraste com os antagonistas da vitamina K, que atuam de forma variável através de diferentes fatores de coagulação, a Dabigatrana proporciona uma anticoagulação eficaz, previsível e reprodutível com um baixo potencial para interações medicamentosas e sem interações entre o medicamento e alimentos, sem a necessidade de monitorização rotineira da coagulação ou ajuste obrigatório de dose.

Fonte: Boehringer Ingelheim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner