22.5.17

14 dicas para prevenir a infecção hospitalar

Infecção contraída em hospitais e clínicas atrasa recuperação de pacientes e pode levar à morte. Quer se proteger? Leia isto!

Infecção hospitalar é aquela adquirida durante o atendimento ou internação em algum serviço de saúde. A infecção adquirida em hospitais atrasa a recuperação dos pacientes, aumenta o custo com as internações e pode levar à morte.

Para prevenir a infecção hospitalar as principais recomendações envolvem hábitos e cuidados dos pacientes e profissionais de saúde, além de melhoria nos procedimentos internos dos serviços de saúde. A infecção também ocorre em clínicas e consultórios e não é exclusiva de hospitais. Saiba se proteger conferindo 11 dicas para evitar a infecção hospital.


Dicas fundamentais para prevenir a infecção hospitalar


1. Pergunte ao médico o nome da sua doença e como você pode ajudar na prevenção das infecções hospitalares.

2. Se estiver usando cateter ou dreno, pergunte quando será retirado. Quanto antes, menor a chance de infecção.

3. Ao se preparar para uma cirurgia, pergunte ao profissional se há alguma medida específica que você pode tomar para prevenir infecções durante a cirurgia.

4. Na dúvida, pergunte como se soletra o nome do antibiótico prescrito na receita. Não deixe isso para o profissional da farmácia e tenha certeza sobre o nome, dosagem e frequência do que você deve tomar.

5. Tem um familiar ou conhecido usando respirador (ventilação mecânica)?




  • Garanta que a cabeceira da cama tenha uma elevação de 30 a 45 graus.
  • Verifique se está sendo feita a higiene da boca do paciente com algum antisséptico.
  • Pergunte ao profissional de saúde se há previsão para suspensão da sedação e retirada da ventilação mecânica. Quanto antes melhor.

6. Cobre do serviço de saúde a disponibilização de álcool gel para a higiene das mãos próximo ao quarto ou aos leitos.

7. Lave as mãos antes e depois de visitar o paciente.

8. Febre, vermelhidão, aquecimento, excesso de secreção e pus no local onde foi feita uma cirurgia não é bom sinal. Avise o médico ou volte ao serviço de saúde, se você já teve alta.

9. Você etá com tosse, gripe, conjuntivite, lesão aberta na pele? Não visite pessoas internadas nessas condições.

10. Não se sente no leito do paciente.

11. Em caso de dúvidas, procure o responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Se essa Comissão não existir, avise a vigilância sanitária da sua cidade, porque a CCIH é obrigatória para qualquer hospital.



12. Verifique a limpeza do quarto e o banheiro. Locais sujos ou muito úmidos abrigam uma população enorme de micróbios (como as bactérias, principais causadores das infecções hospitalares), só não os vemos porque são invisíveis a olho nu, ou seja, só são visto por microscópios. Ler: "Falta de higiene em hospitais propicia infecções".

13. Veja se a enfermeira ou a auxiliar de enfermagem estão com as mãos limpas, sem esmaltes escuros, com unhas curtas (que facilitam a limpeza embaixo delas e deixa a parte de baixo da unha à mostra) e sem anéis e pulseiras (que podem abrigar bactérias e vírus). Também veja se ela coloca luvas na sua frente antes de procedimentos que envolvam limpeza de feridas e feitio de curativos.

14. Verifique se os talheres, copos e pratos estão limpos e se os de plástico (como copos e potinhos de gelatina) são descartáveis.

OBS.: as dicas 12, 13 e 14 foram acrescidas por mim, Renata Fraia, farmacêutica responsável pelo site Saúde com Ciência.

Fonte: Anvisa

Gostou das dias para prevenir a infecção hospitalar? Então leia um artigo complementar: Septicemia o que é e quais sintomas?

No link a seguir você poderá ver todos os artigos que já publiquei sobre o assunto. Confira: Doenças causadas por bactérias.

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner