20.5.17

FLEBITE: como se previne?


A flebite é um problema é mais comum do que se imagina e pode ser superficial ou profundo. Situação é mais grave em flebites que acometem veias profundas. Mas você sabe como se previne a flebite? Veja abaixo:

COMO SE PREVINE A FLEBITE?


como se previne a flebite
Foto: Freeimages / Istvan Benedek

1. Ande mais nas viagens


Cuidado com viagens prolongadas, seja de avião ou carro. De duas em duas horas, movimente-se para melhorar a circulação.

2. Movimente-se mais


No trabalho, ou em casa, não permaneça muito tempo na mesma posição. Movimente as pernas e intercale com a utilização de um apoio para mantê-las elevadas.

3. Hidrate-se com frequência


Lembre-se que hidratação é fundamental porque facilita a desagregação plaquetária e pode evitar a formação de trombos.



4. Vista-se adequadamente


Vista roupas confortáveis, que não apertam, principalmente nos braços e pernas.

5. Elimine fatores de risco


Tente eliminar os fatores de risco, como o tabagismo, sedentarismo, obesidade e faça caminhadas.

6. Evite excesso de sal


O excesso de sódio não é só contraindicado em pessoas com hipertensão arterial. Também favorece a retenção de líquidos, obrigando o coração, o fígado e os rins a trabalharem acima das suas possibilidades, aumentando problemas circulatórios. As ervas aromáticas são excelentes substitutas do sal.

7. Prefira gorduras saudáveis


Prefira as gorduras poli-insaturadas que, ao contrário das saturadas, presentes nos laticínios e nas carnes vermelhas, podem reduzir a viscosidade do sangue, favorecendo a fluidez da corrente sanguínea. São importantes para regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação.

8. Fuja do calor


O calor excessivo ou muito prolongado propicia a vasodilatação, o que, por sua vez, pode originar inchaço, sensação de peso, cansaço e dor.



9. Evite os embutidos 


Não abuse das conservas, sopas de pacote, molhos, bolachas, enchidos, queijos curados, carnes e peixes salgados ou fumados e pré-cozidos.

10. Modere no álcool e na cafeína


Cuidados com bebidas alcoólicas e com cafeína, porque elas podem elevar a pressão arterial.

➧➤Espero que tenha gostado do artigo. Complemente sua leitura com este post: Trombose venosa profunda: mitos e verdades

FONTE:
Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner