25.5.17

Quer emagrecer e não consegue? Pode ser falta de vitamina

Quer emagrecer, mas acha que está difícil? O seu não emagrecimento pode estar associado à falta de vitamina D

Iniciar uma dieta está na lista de desejos de 9 entre 10 mulheres, mas o que poucas delas sabem é que para conquistar o seu peso ideal é preciso estar com a saúde em dia. Pular refeições, dormir mal e até o desequilíbrio de vitamina D no corpo podem dificultar a perda de peso.

Para tirar dúvidas sobre o assunto, selecionamos 4 curiosidades sobre essa vitamina que, quando equilibrada, pode ser aliada de sua dieta.

Quer emagrecer - vitamina D3
Sol - maior fonte de vitamina D / foto: PublicDomainPictures / 18043 imagens

Por que é importante estar com o exame 25 – hidroxi em dia?





A vitamina D é uma espécie de hormônio que, entre outras funções no corpo, atua na conservação do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue e contribui para o metabolismo de gordura e liberação da Leptina, hormônio regulador de apetite.

"Seu equilíbrio no corpo é fundamental para que o organismo responda bem ao processo de emagrecimento."

Procure orientação de profissionais para saber como anda o nível da sua vitamina D e se é preciso fazer uma suplementação.

Índices elevados de vitamina D afinam a região abdominal


Em um estudo envolvendo mulheres universitárias, entre 20 e 35 anos, foi identificado maior peso corporal, IMC e circunferência da cintura entre aquelas com baixa ingestão de vitamina D e níveis baixos de vitamina D no sangue¹, um alerta e tanto para quem quer emagrecer!

Baixa imunidade e fraqueza muscular estão entre os sintomas de insuficiência de vitamina D. Fique de olho!

Pessoas com deficiência de vitamina D no corpo podem ter prejuízo no relaxamento e na contração muscular, além de dor e fraqueza que podem aumentar o risco de quedas e consequentemente o risco de fraturas, e maior predisposição a adquirir infecções².

E agora, qual especialista devo procurar para saber mais sobre vitamina D?


Vários especialistas médicos e nutricionistas podem ser procurados para acompanhar os níveis de vitamina D no organismo e corrigir a deficiência quando houver. Dentre eles, endocrinologista, clínico geral ou o ginecologista. Em relação às crianças, os pediatras podem acompanhar com muita propriedade.



“Além de estar com a vitamina D equilibrada, para um emagrecimento saudável e eficiente é importante dormir de 8 a 9 horas por dia, já que nesse período nosso corpo transforma a gordura acumulada em energia.

Não pular refeições, para não comer em excesso na refeição seguinte e evitar situações estressantes. O estresse libera sustâncias que geram acúmulo de gordura em nosso corpo.

Por fim, se você quer emagrecer, renha uma rotina saudável, beba bastante água e lembre-se: atividade física sob supervisão de um profissional da saúde também deve ser incorporada para melhor qualidade de vida”, sugere o especialista.

Referências consultadas:
1. Leão ALM, Santos LC. Micronutrient consumption and overweight: Is there a relationship? Rev Bras Epidemiol.2012; 15(1): 85-95.
2. Brehm JM, et al. Serum Vitamin D Levels and Markers of Severity of Childhood Asthma in Costa Rica. Am J Respir Crit Care Med. 2009;179(9):765–771.

Comentário da farmacêutica sobre emagrecer com vitamina D


A boa notícia é que a vitamina D3 é conseguida através dos banhos de sol. A má notícia é que o melhor horário para "esse sol" agir é entre 12 e 14 h, horários em que o sol está muito forte. Mas quem não tem câncer de pele nem pele extremamente sensível, pode tomar 15 minutos de sol por dia para suprir as necessidades básicas de vitamina D3, mas talvez essa "dose" não seja suficiente.



Mas nunca se deve ingerir suplementos dessa vitamina sem indicação do médico ou nutricionista (ou mesmo de um farmacêutico que estiver visualizando seu exame que comprove a falta do micro-nutriente). Abaixo, preparei uma receitinha com várias fontes de vitamina D. Confira!

Patê rico em vitamina D


Ingredientes
  • 1 gema de ovo cozido
  • 1/2 lata de atum (em óleo porque é mais compatível com essa vitamina)
  • 2 colheres de sopa de abacate (fará a vez da maionese)
  • 6 folhas de agrião ou rúcula bem picadinhas (pode pôr mais)
  • sal e pimenta do reino a gosto (uso a branca, mas tanto faz) 

Misture tudo (o ovo pode ser amassado ou picado) e use para fazer lanches ou sobre saladas.

Algumas fontes alimentares têm vitamina D, mas em poucas quantidades, sendo a maior fonte o sol, mesmo!

Gostou do artigo? Vais gostar deste post relacionado também: Beber leite emagrece e tomar sol também.


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner