17.5.17

12 Tarefas Domésticas que valem como Atividades Físicas


A prática de atividades físicas é essencial à saúde, mas poucos sabem que algumas tarefas domésticas valem por aulas de atividades físicas, servindo para, pelo menos, sair do sedentarismo.

Elas podem ser feitas em casa, em trânsito para o trabalho e no próprio escritório.  Por exemplo, quem se lembra que trocar o elevador pela escada pode queimar centenas de calorias por hora? Mais especificamente, cerca de 170 calorias para 10 minutos de exercício.
Tarefas Domésticas que valem como Atividades Físicas
Tarefas Domésticas que valem como Atividades Físicas / foto: annca 

Caminhar em ritmo acelerado, aquele que faz suar a camisa, queima 500 kcal por hora. Mesmo em ritmo mais lento a caminhada já consome umas 250 kcal por hora.




E isso fica ainda melhor se os usuários de ônibus e metrô descerem 500 metros (mais ou menos um ponto) antes da estação mais próxima de casa ou do trabalho.

Assim, eles farão uma caminhada de cinco minutos, que é suficiente para gastar umas 40 kcal.

 
 

Confira algumas tarefas domésticas que funcionam como atividades físicas


1. Deixe o controle remoto perto da TV. Assim, terá de se levantar do sofá para trocar de canal, aumentar ou diminuir o volume, ou colocar um DVD para assistir.
2. Desgrude do computador. Não fique mais de uma hora sentado à frente do computador sem se levantar, mesmo que por alguns segundos.
3. Suba e desça escadas. Se não tiver limitações físicas, suba e desça pela escada ao menos três andares.
4. Brinque com as crianças. Brinque com seus filhos e/ou animais domésticos.
5. Corra pelo seu bairro. Se tiver interesse em praticar corridas, vá antes ao médico para que avalie suas condições físicas e programe um cronograma para esta atividade.
6. Vá à feira livre, caminhe e carregue sacolas. Divida o peso entre duas sacolas, para não sofrer lesões por esforço excessivo.



7. Faça alongamento algumas vezes ao dia, em casa e no escritório, girando a cabeça para os dois lados, abrindo e fechando as mãos, levantando e baixando os braços. Esses movimentos devem ser leves, com algumas repetições.
8. Exercícios de respiração, como inspirar e expirar suavemente também reduzem a tensão e melhoram nossa disposição para o trabalho.
9. Limpe sua casa. Lave louça, varra o chão, arrume a cama, passe um pano para tirar o pó dos móveis.
10. Mantenha tudo organizado. Acostume-se a guardar utensílios, roupas, calçados, jogos, livros depois de usá-los.
11. Não use o carro; caminhe para fazer compras no bairro (padaria, açougue, floricultura, supermercado, papelaria, farmácia).
12. Sorria mais. Um sorriso movimenta vários músculos da face, nos ajuda a relaxar e a encarar os problemas com mais tranquilidade.

➤ Complemente sua leitura com o artigo: Falta de exercícios físicos prejudica mulheres na terceira idade.
 

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner