14.6.17

Super Vancomicina: Antibiótico conhecido fica mil vezes mais forte

Pesquisadores "turbinam" antibiótico, que fica mil vezes mais forte -- nascendo a super vancomicina

É fato. Com o uso inadequado dos antibióticos, as bactérias se tornam resistentes. Um exemplo é quando o médico prescreve um antibiótico quando não há uma infecção para "prevenir" que ela aconteça, ou quando uma pessoa toma o medicamento por conta própria. Parar o tratamento antes da hora, ou seja, deixar de tomar o antibiótico antes do tempo indicado pelo médico também deixa a bactéria mais resistente.

Super Vancomicina: Antibiótico mais forte

A produção de alimentos (principalmente cárneos) também usa antibióticos para evitar doenças nos animais. Assim, as bactérias que os antibióticos deveriam matar, se adaptam a eles. [Para entender melhor leia: Uso indiscriminado de antibióticos aumenta risco de casos de superbactéria]

Infelizmente, isso se tornou algo tão corriqueiro que faz com que os cientistas conscientes do fato busquem novos agentes antimicrobianos (que matam as bactérias).



Mas a importância de uma nova descoberta não pode passar despercebida, pois não se trata de uma nova descoberta e sim de uma melhora bastante expressiva do que é considerado um dos antibióticos mais potentes da atualidade -- a vancomicina.

Mas, antes de continuar, quero ressaltar que se essa vancomicina turbinada (ou super vancomicina) for utilizada em casos onde ela não é necessária, a mesma também poderá deixar de matar eficientemente as bactérias que estão causando alguma infecção no organismo.

>> Leia também (no R7): OMS publica lista de bactérias que pedem a criação de novos antibióticos

Cientistas americanos conseguiram criar em laboratório uma versão mil vezes mais forte de um antibiótico comum e sabidamente potente, a vancomicina.

Nos EUA, pesquisadores do Instituto Scripps mexeram na estrutura molecular do anbitiótico vancomicina, usada há 60 anos, surgindo uma espécie de supervancomicina, mil vezes mais potente que a original.

Super Vancomicina: Antibiótico mais forte

Super Vancomicina: Antibiótico mais forte

A ação da super vancomicina


A ação da vancomicina é destruir a parede da bactéria. É como se o antibiótico tivesse uma arma e agora têm duas a mais.



Os pesquisadores testaram o super antibiótico contra uma das bactérias resistentes mais perigosas. O medicamento matou o micro-organismo e continuou fazendo efeito mesmo após ser exposto 50 vezes à bactéria.

O chefe da pesquisa, Dale Boger, explica que o mesmo tipo de alteração molecular pode ser usado para fortalecer outros antibióticos. Ele acredita que, em cinco anos, o novo remédio já terá passado por todos os testes e poderá ser usado.


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner