2.8.17

Como higienizar esponja de lavar louça? Vários métodos!

Sabia que a esponja de lavar louça é mais suja do que privada? Parece absurdo, mas um estudo acaba de comprovar isso!

Pois é! A esponja de cozinha pode conter até 200 vezes mais germes e bactérias do que qualquer outro lugar da sua casa, até mesmo que o vaso sanitário. ECA! Leia sobre o estudo e depois veja todos os métodos de como higienizar esponja de lavar louça.

E a informação veio de uma rede de absoluta credibilidade, a BBC, que trouxe um estudo realizado em 180 casas em vários países (Austrália, Canadá, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, África do Sul, Inglaterra e Estados Unidos, entre outros).

Como higienizar esponja de lavar louça

A pesquisa mostrou que os banheiros passaram no teste de limpeza em 70% dos casos, mas apenas 6% das pias verificadas mostraram boas condições de higiene.

De acordo com um estudo feito pela NSF International, uma instituição não governamental que promove o desenvolvimento de técnicas para melhorar a saúde da população, os locais mais limpos são os banheiros, enquanto os que mais contêm germes são as cozinhas.

Segundo o Global Hygiene Council, entidade que reúne especialistas em todo o mundo para discutir normas e procedimentos de limpeza em vários aspectos, sugere que esponjas de cozinha devem ser lavadas em água com temperatura superior a 60 C para matar germes e que isso deve ser feito regularmente.

Como higienizar esponja de lavar louça?


1. No micro-ondas


Coloque água fria em um frasco de vidro, ponha a esponja dentro e deixe por 2 minutos no micro-ondas em potência máxima.

2. No fogão


Ferva água suficiente para cobrir a bucha. Coloque-a dentro e deixe ferver por cerca de 1 minuto e meio.

3. Com água sanitária


Coloque 1 colher de sopa de água sanitária em meio litro (500 ml) de água. Deixe agir por 15 minutos. [leia também: Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?]

4. Com vinagre


Deixe a esponja em uma solução com 500 ml de água e 100 ml de vinagre branco por 20 minutos. Enxágue a bucha e lave normalmente.

5. Com bicarbonato de sódio

Outra solução que deixa a esponja limpinha é uma solução com quatro colheres de bicarbonato de sódio dissolvidas em 1 litro de água quente. Deixe agir por 30 minutos. Enxágue.

Além da esponja de lavar louças, devem ser higienizados o pano de pia, a tábua de cortar carnes e legumes (principalmente as de madeira), escorredores de louça e lixo de pia. [leia também: Bicarbonato de sódio para lavar verduras e frutas]

Qual deles é o melhor método?


O ideal é alternar os métodos entre os dias da semana. Isso porque sempre pode acontecer de uma determinada bactéria ser resistente a um método de limpeza. Assim, se em um dia ela sobreviver, no outro ela será eliminada.

Como guardar a esponja de louças?


Guarde em um pote ou local seco. O velho hábito de deixar a bucha de lavar louça sobre o sabão em barra deve ser abolido. Isso porque o local é úmido, favorecendo a proliferação de micro-organismos.

Além disso, o ideal é trocar de esponja a cada 15 dias. Para evitar tanto desperdício, use a esponja trocada para deixar no tanque para limpeza em geral. Após 15 dias troque-as novamente e jogue a que estiver no tanque fora, ou coloque em locais para reciclagem -- você ainda ajudará a manter a saúde do meio ambiente.

Complemente sua leitura com o artigo: Contaminação de alimentos: o perigo mora em casa

marcadores para essa postagem: esponja de lavar louça


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner