13.7.17

O que devo comer depois do treino?

Se você é uma pessoa recém-saída do sedentarismo ou está intensificando seus exercícios para emagrecer e/ou ganhar massa muscular já deve ter se perguntado: o que devo comer depois do treino?

Para responder a essa questão, o Saúde com Ciência conversou com as nutricionistas da Health4u, Carolina Alkimin Figueiredo (CRN-341125), especialista em nutrição clínica e Ana Paula Lopes (CRN-337855), nutricionista esportiva, que respondera, as 4 principais dúvidas quando se trata de alimentação pós treino. Confira abaixo:

O que devo comer depois do treino?

Quais alimentos posso comer depois do treino?


Para toda ação existe uma reação. Segundo as especialistas, ao acabar o treino, o corpo pede por nutrientes que foram perdidos na realização dos exercícios. Então, ter uma dieta balanceada, principalmente no pré e pós-treino, é importante.

Alimentos indicados para depois do treino


Alimentos que são grandes fontes de carboidratos, proteínas e antioxidantes são os mais indicados para consumir assim que acabar a atividade, já que ajudam na recuperação de músculos e energia.

Beber água e alimentos ricos em água


O melhor elemento usado na recuperação e na preparação do corpo é a água! A hidratação traz benefícios integrais para o corpo, e deve ser reforçada principalmente pelas pessoas que praticam exercícios.

O indicado é que seja consumido de dois a três litros de água por dia, mas, como a necessidade de cada corpo varia: quando sentir sede, tome um copo d’água.

Estar hidratado previne sintomas indesejados, além disso, a hidratação através de repositores hidroeletrolíticos (bebidas isotônicas) permite que o nível de sódio e cloreto no sangue não fique tão baixos conforme o atleta sue nos exercícios.

Associada a uma boa alimentação, a água e bebidas isotônicas ajudam a recompor os níveis de água corporal e dessas substâncias prevenindo que a famosa câimbra apareça no meio ou depois do treino. Pra variar um pouco, invista em água de coco e nas frutas melancia e melão, riquíssimas em água.

Posso usar suplemento depois do treino?


Segundo Carolina, cada dieta é muito pessoal e varia de caso para caso.

“O indicado é conversar com uma nutricionista para montar uma boa dieta de acordo com o físico e objetivo final de cada um. Porém, suplemento é uma boa opção para quem não consegue ingerir algum tipo de alimento desses grupos (proteína e carboidratos) durante o período indicado”, explica.

Embora a atividade física seja recomendada para qualidade de vida e saúde, o uso de suplementos só deve ser feito com recomendação e acompanhamento de um profissional. “Não se deve utilizar suplementos sem orientação e avaliação de um especialista. Pode ser perigoso para a saúde. Por isso, procurar ajuda é sempre indicado”, afirma Carolina.

Suplementos de proteína mais recomendados


A nutricionista sugere suplementos que podem ter bons resultados. “Os suplementos de proteínas, dentre eles, proteína do leite o concentrado, hidrolisado ou isolado, albumina [Leia: Albumina, o que é, benefícios], caseína, barrinhas proteicas, whey protein [leia: Diferença entre Whey protein isolado, hidrolisado e concentrado], proteína da carne e proteínas vegetais, indicadas para veganos ou vegetarianos são os mais utilizados”, aponta.

Quais os suplementos indicados para adolescentes?


Para adolescentes que realizam atividades físicas, seja musculação ou algum esporte, a dica do suplemento muda um pouco.

“Não há necessidade de usar algo a mais do que a dieta por alimento físico se o exercício realizado for leve. Agora, caso a atividade seja feita por mais de duas horas diárias e o adolescente não consiga ingerir alimentos na forma sólida, pode ser é necessário que algum repositor de energia seja ingerido”, explica.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner