17.7.17

Prep HIV Aids: criada nova arma de combate

Pílula anti-HIV: saiba os efeitos do remédio e como será usado para a prevenção da doença.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) contra o vírus HIV (ou PrEP HIV) -- esse é o nome do medicamento contra a Aids. O Ministério da Saúde passará a disponibilizar em até 180 dias a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) contra o vírus HIV.

Prep HIV Aids: criada nova arma de combate

Um grupo inicial de 7 mil pessoas em grupos estratégicos deverão receber um medicamento para tomar no dia-a-dia e prevenir a infecção, contemplando as cidades Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte,  Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis, Salvador e Ribeirão Preto.

O que é PrEP HIV?


A Profilaxia Pré-Exposição (sigla PrEP) é a ingestão do medicamento em grupos de risco do HIV para evitar que novas pessoas sejam infectadas.

Existe também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), feita no Brasil desde 2010 -- quando a pessoa recebe um tratamento a base de um coquetel logo após um comportamento de risco, ou para profissionais de saúde que possam ter sido infectados ao cuidar pacientes infectados pelo HIV.

Quem receberá o PrEP HIV?


Poderão receber o remédio populações-chave, determinadas pela OMS: casais soro tipo diferentes, homens que fazem sexo com homens; gays em geral, profissionais do sexo e também pessoas transgêneros (transexuais e travestis).

O remédio será distribuído para previnir a infecção pelo vírus HIV no Brasil e já é utilizado em outros países para o mesmo fim, como os Estados Unidos, e os estudos demonstram alta taxa de eficiência: 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.

A marca mais conhecida é o Truvada, usada em alguns países. (ler: Aprovado uso do Truvada na prevenção do HIV).

Fontes: Bem-estar, Saúde com Ciência, Glamour

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner