26.8.17

Sonhar evita Alzheimer, diz estudo

Conforme estudo, sonhos podem reduzir risco de Alzheimer; entenda

Uma boa notícia para os sonhadores: segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico Neurology, quem tem muitos sonhos à noite pode ter menos risco de Alzheimer.

No estudo, os cientistas americanos analisaram os padrões de sono de 321 pessoas com mais de 60 anos. Depois de 12 anos de acompanhamento, eles perceberam que os pacientes com Alzheimer [LER: Doença Alzheimer: causas verdadeiras foram encontradas] tiveram uma quantidade significantemente menor da “fase sonhadora” (a famosa fase REM) do sono comparados àqueles que não desenvolveram a doença.

Sonhar evita Alzheimer, diz estudo
Sonhar evita Alzheimer, diz estudo
Após doze anos de investigação, a equipe de pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Boston, nos Estados Unidos, descobriu que a cada 1% de redução no tempo de sono REM, o risco de o indivíduo desenvolver o Alzheimer pode aumentar em 9%.

Segundo a Alzheimer’s Society, ONG britânica de pesquisa sobre a doença, uma em cada 14 pessoas acima de 65 anos são afetadas pela doença.

Apesar dos resultados da pesquisa, segundo Matthew Pase, principal autor do estudo, o achado não prova que uma menor duração do sono REM causa Alzheimer, apenas mostra uma associação entre os dois. No entanto, ele sugere alguns fatores que podem estabelecer essa relação.

O REM pode ajudar a proteger as conexões dentro do cérebro que são vulneráveis aos danos do envelhecimento e do Alzheimer. Por outro lado, a redução nessa fase do sono pode ser causada por outros fatores de risco do Alzheimer, como o aumento da ansiedade e do estresse, mas isso requer estudos mais aprofundados.”, disse Pase ao site especializado Live Science.

Fonte: http://www.neurology.org/content/89/5/445

>> Complemente sua leitura com o artigo: Sonhos e sua função na memória

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner