7.9.17

Bactéria 'afrodisíaca' é capaz de acasalar

Bactéria "afrodisíac" envia um organismo unicelular em um momento de frenesi de acasalamento

Bactérias são seres unicelulares (possuem apenas uma célula) e alguns pesquisadores ficaram surpresos ao observar que proteínas bacterianas que desencadearam uma mudança do comportamento assexuado para o comportamento sexual.

Bactéria 'afrodisíaca' é capaz de acasalar
Vibrio fischeri foto: microbewiki

Eles tropeçaram em um afrodisíaco surpreendente para um organismo unicelular: uma proteína secretada por uma bactéria. Eles sugerem que é a primeira vez que uma bactéria foi capaz de controlar o comportamento sexual como os eucariotas - que inclui fungos, plantas e animais, como nós.

O organismo envolvido pertence aos choanoflagelados (Vibrio fischeri): criaturas semelhantes a espermatozoides que estão entre os parentes celulares unicelulares mais próximos dos animais. Os biólogos os estudam para entender como os organismos unicelulares evoluíram para se tornarem os animais multicelulares mais antigos.

Choanoflagelados costumam dividir assexualmente. Até agora, os cientistas só conseguiram persuadi-las a acasalar e a reter seus alimentos.

Fontes:
1. Nature (http://www.nature.com/news/bacterial-aphrodisiac-sends-single-celled-organism-into-mating-frenzy-1.22549)
2. Woznica, A., Gerdt, J. P., Hulett, R. E., Clardy, J., King, N. Cell (http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2017.08.005)
Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner