26.9.17

Cação tem alto índice de mercúrio, portanto faz mal a saúde

Sabia que, tirando Brasil e México, as postas de cação não são vendidas em nenhum outro lugar? É o que diz o biólogo Rodrigo Barreto. E tem mais... você sabia que cação é tubarão? E mais ainda... Sabia, ainda, que o tubarão (cação) está ameaçado de extinção devido ao seu alto consumo no País? Confira tudo isso:

Uma pesquisa recente da dois alertas sobre consumir tubarão: Um deles mostra que algumas espécies estão ameaçadas devido à pesca do animal no Brasil e no México, a outra é que devido aos altos índices de mercúrio, a carne de cação faz mal à saúde. [nota: nos peixes contaminados -- mas não temos como saber quais são eles, exatamente].

Cação tem mercúrio faz mal a saúde

A razão pela ameaça à população brasileira desses animais não é apenas (ou principalmente) o alto consumo no país, mas as frotas internacionais que alimentam o mercado de nadadeiras de tubarão, muito valorizadas no Leste Asiático. A sopa de nadadeira ou barbatana tem apelo afrodisíaco e é sinal de status e riqueza entre os chineses.



Ocorre que desde 1998 essas frotas de "exportação" de tubarão foram proibidas, mas elas encontraram uma forma de vender a carne do bicho para os brasileiros. E com o nome de cação, muitos dele não sabem que estão comendo, na verdade, tubarão. E já explico logo que ambos os nomes estão corretos, ou seja, podem ser vendidos com o nome de cação.

O biólogo afirma que, tirando Brasil e México, as postas de tubarão (cação) não são vendidas em nenhum outro lugar.

 "Essas frotas expõem aqui uma carne que praticamente ninguém [fora Brasil e México] quer", diz Barreto.

Por que em outros países não se consome cação?


Segundo Barreto, o tubarão é um predador, o animal encontra-se no topo da cadeia alimentar. Por um processo de bioacumulação, ele agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Ou seja, mais uma vez... cação faz mal a saúde!

FDA não aconselha o consumo de cação para grávidas e crianças


A Food and Drug Administration (FDA), agência federal americana, não recomenda a inclusão de tubarão no cardápio de grávidas, mulheres que estejam amamentando e crianças, seja em que quantidade for.



E você, sabia que cação é tubarão? Aprecia sua carne? Vai continuar comendo? Comente...

➤ Leia também: Fluoxetina atrai camarão

Fonte: G1

Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner