1.9.17

CAR T-cells: terapia genética no tratamento do câncer

Primeira terapia genética para tratamento de câncer...

A notícia é ótima e promissora, mas por enquanto está disponível apenas nos EUA, ou melhor, estará a partir de agora, pois acaba de ser aprovada pelo FDA (a Anvisa dos EUA). A técnica é chamada CAR T-cells (CAR = Chimeric antigen receptor) tem resultados promissores.

De acordo com o "The New York Times", a técnica foi testada em centenas de pessoas com câncer. Trata-se de um tratamento personalizado que precisa ser pensado e estudado de forma especial para cada paciente.

O tratamento já foi testado no tratamento da leucemia e com sucesso. Os pacientes com linfomas de células B (um tipo de câncer do sistema imunológico) também poderão ser beneficiados com a nova técnica, segundo matéria de ontem (31) na Nature.

CAR T-cell câncer

Como é feito o tratamento CAR T-cell para o câncer?


As células T* do paciente são extraídas do sangue e modificadas geneticamente para reconhecer o câncer. A partir daí elas são redesenhadas e modificadas em laboratório e depois devolvidas à corrente sanguínea para combater o câncer do paciente. Resumindo: as células do próprio paciente se tornam capazes de destruir o câncer.

* Importantes células do sistema imunológico. Daí o nome "T-cell".

A terapia CAR T-cell causa efeitos colaterais?


Ao longo do procedimento, os médicos precisam debilitar o sistema imunológico do paciente com câncer. Por essa razão, ainda será necessário percorrer um longo caminho para entender e combater todos os efeitos colaterais que podem ser potencialmente letais.

Fontes:

Nature - http://www.nature.com/nrclinonc/journal/vaop/ncurrent/full/nrclinonc.2017.128.html
Science - http://www.sciencemag.org/news/2017/08/modified-t-cells-attack-leukemia-become-first-gene-therapy-approved-united-states
National Cancer Institute - https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/research/car-t-cells
Onclive - http://www.onclive.com/publications/contemporary-oncology/2014/august-2014/chimeric-antigen-receptor-car-t-cell-immunotherapy-for-leukemia-and-beyond?p=3

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner