2.9.17

Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos pode ser emitido pelo site

Fabricantes de medicamentos já podem emitir o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) pelo sistema de peticionamento da Anvisa.

A partir desta sexta-feira (1/9) os certificados de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (CBPF) poderão ser emitidos pelas próprias empresas fabricantes de medicamentos por meio do sistema da Anvisa.

Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos pelo site
Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos pelo site / foto: Reprodução Anvisa

O sistema vai permitir que os certificados sejam emitidos eletronicamente em poucos minutos. Ou seja, as empresas não precisarão mais esperar pelo envio do documento pela Anvisa.

A partir do momento em que for publicado o deferimento ou a renovação automática do pedido no Diário Oficial da União, a empresa já poderá imprimir seu Certificado. Cada certificado emitido terá um código de controle para verificação da autenticidade, que também poderá ser feita pelo Portal da Anvisa.

A Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Medicamentos (COIME) continuará encaminhando as minutas de forma prévia para as empresas para a devida publicação.

As certificações anteriores a 1º de setembro ainda serão disponibilizadas via postal até a adequação completa do sistema.

A nova forma de emissão, torna o processo mais racional e sustentável, além de trazer agilidade para as empresas. Neste momento, a emissão do CBPF pelo sistema vale somente para o setor de medicamentos.

Como emitir e imprimir o Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos


Para fazer a emissão, basta seguir os passos abaixo.
  1. Acesse o sistema de peticionamento e faça seu login - https://portal.anvisa.gov.br/sistema-de-peticionamento
  2. Escolha a opção “Emitir Certificado de Boas Práticas”
  3. Digite número da transação e clique em “Emitir Certificado”

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner