27.9.17

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: Instituto Nacional de Cardiologia promove campanha nesta quarta-feira

A ação ocorre em um dos pontos mais tradicionais do Rio de Janeiro e conta com equipe multidisciplinar para orientar a população

Em campanha pela doação de órgãos, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) promove nesta quarta-feira (27/09) um evento aberto ao público na praça do Largo do Machado, um dos pontos mais tradicionais da Zona Sul do Rio de Janeiro.

A ação, que ocorre das 8h às 12h em função do Dia Nacional da Doação de Órgãos, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar e o impacto na qualidade de vida dos pacientes transplantados. O evento tem o apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).

A campanha vai contar com uma equipe multidisciplinar do INC, formada por médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Serão entregues informativos sobre a doação de órgãos e o público pode tirar dúvidas com os profissionais e receber orientações sobre o assunto.

A terapeuta ocupacional Andrea Alfradique, uma das responsáveis pela organização do evento, conta que campanhas desse tipo têm resposta sempre positiva. “A mobilização das pessoas na rua é sempre muito boa, elas ficam curiosas e se engajam na campanha”, avalia.

Este ano, o número de transplantes de coração realizado no INC já alcançou a mesma marca dos 12 meses do ano passado. Conforme a coordenadora assistencial do Instituto, Aurora Issa, a expectativa é superar o número do ano anterior. “A baixa autorização de familiares ainda é o principal empecilho que enfrentamos. Precisamos conscientizar a população sobre a importância dessa iniciativa para pacientes que esperam por um transplante e uma qualidade de vida melhor”, afirma.

Para a ação, que ocorre pelo quinto ano seguido, estão previstas aulas de defesa pessoal com professor de Jiu-Jitsu, a presença de uma consultora de beleza e antigos pacientes já transplantados. É o caso de Ivonette Balthazar, 67 anos, transplantada no ano passado.

Ela recebeu o coração do técnico alemão de canoagem Stefan Henze, vítima de um acidente de trânsito no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. “Soube da história de meu doador pela mídia. E, quando descobri, me emocionei e me coloquei no lugar dessa família que havia perdido um filho e mesmo assim autorizou a doação de órgãos em um outro país”, conta ela.

Serviço:

O que: Campanha do Dia Nacional de Doação de Órgãos, do Instituto Nacional de Cardiologia
Data: quarta-feira (27/09), das 8h às 12h
Local: Largo do Machado, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro
Horário: 8h às 12h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner