18.9.17

Genérico do Tamiflu (fosfato de oseltamivir suspensão oral) é aprovado pela FDA

A US Food and Drug Administration, mais conhecida como FDA aprovou o primeiro genérico do Tamiflu, da Roche -- o único medicamento capaz de combater diretamente o vírus da gripe, no início dos sintomas --  em suspensão oral.

O medicamento fosfato de oseltamivir para suspensão oral de 6 mg / mL, será produzido pela Nesher Pharmaceuticals LLC.

"Este primeiro genérico é de particular importância em pacientes que não conseguem ingerir cápsulas", afirmou a FDA. Em agosto de 2016 o FDA aprovou esse medicamento genérico em forma de cápsulas.

Quando usar o genérico do Tamiflu (e o próprio referência)?



O fosfato de oseltamivir genérico para suspensão oral vem em três doses, 30 mg, 45 mg e 75 mg, e é indicado:

  1. para pacientes com idade igual ou superior a 2 semanas que tiveram sintomas de gripe por não mais de 48 horas, 
  2. para a prevenção da gripe em pacientes com idade igual ou superior a 1 ano.



Quando a eficiência é incerta?


Não se sabe se o fosfato de oseltamivir é efetivo em pessoas que iniciam o tratamento 2 dias após desenvolver sintomas ou que tenham enfraquecido o sistema imunológico, disse a FDA.

Os pacientes são aconselhados a tomar fosfato de oseltamivir (genérico do Tamiflu) conforme instruído pelo médico.

O fosfato de oseltamivir substitui a vacina?


NÃO! A FDA advertiu que o oseltamivir não substitui a vacinação contra a gripe, que deve ser tomada todo ano.

A agência ainda observou que o fosfato de oseltamivir (referência Tamiflu, Roch) não trata nem previne doenças causadas por infecções causadas por infecções não causadas pelo vírus da gripe e não previne infecções bacterianas que possam ocorrer concomitantemente com a gripe.



Quais os efeitos adversos do oseltamivir?


Náuseas, vômitos e dor de cabeça estão entre os eventos adversos mais comuns relatados por pessoas que usaram oseltamivir em ensaios clínicos.

"Os medicamentos genéricos aprovados pela FDA têm a mesma qualidade e eficácia que os medicamentos de marca. Os locais genéricos de fabricação e embalagem devem passar pelos mesmos padrões de qualidade que os medicamentos de marca", disse a FDA.

Genérico do Tamiflu no Brasil


Durante a epidemia de gripe H1N1 em 2011 o Ministério da Saúde recomendou o genérico do Tamiflu para uso em profissionais de saúde para evitar a contaminação vinda de pacientes infectados.

Você sabe qual a diferença entre gripe e resfriado? Conheça-as!

Fontes:
Medscape (http://www.medscape.com/viewarticle/885766)
FDA (https://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/PostmarketDrugSafetyInformationforPatientsandProviders/ucm107838.htm) e (https://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/PostmarketDrugSafetyInformationforPatientsandProviders/ucm514854.htm)
Clicrbs: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/06/ministerio-da-saude-recomenda-generico-do-tamiflu-mas-descarta-risco-de-epidemia-de-gripe-a-3359482.html

Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner