4.9.17

Medicamento para asma pode evitar o Parkinson

Pessoas que usam o medicamento um medicamento para tratar a asma, têm meno riscos de desenvolver o Mal de Parkinson.

Na doença de Parkinson, as gotas da proteína α-sinucleína se acumulam em certas células cerebrais e podem matá-las.

Os cientistas tentam fabricar drogas (fármacos) que aceleram a eliminação da proteína ou impedem que ela se aglomerasse. O neurologista e genômico Clemens Scherzer da Harvard Medical School em Boston e colegas decidiram tentar uma estratégia diferente.

"Queríamos encontrar uma droga que poderia reduzir a produção de α-sinucleína", diz ele.

Remédio para asma evita o Parkinson
Remédio para asma evita o Parkinson

Eles descobriram que o salbutamol - uma substância medicamentosa encontrada em remédios para asma que favorece a respiração - pode ter um efeito benéfico que protege contra a doença de Parkinson.

As pessoas que inalaram as doses mais elevadas de salbutamol apresentaram cerca de metade da probabilidade de desenvolver a condição neurológica devastadora, como aqueles que não tomaram a droga, revela um estudo.

Como funciona o salbutamol na prevenção do Alzheimer?


O estudo revelou que o princípio ativo do spray (sulfato de salbutamol) pode evitar que a produção de dopamina não seja afetada, diminuindo as chances de ter a doença.

O autor da pesquisa, o professor Trond Riise, acredita que o fato deste tipo de medicamento nunca ter sido relacionado ao problema neurodegenerativo pode ser o início de um tratamento totalmente novo e possível para esta doença grave.

"Tenho certeza de que vai ser um documento histórico", diz o neurologista Joseph Jankovic, do Baylor College of Medicine em Houston, Texas, que não estava envolvido na pesquisa.

Comentário Saúde com Ciência

O sulfato de salbutamol ´um medicamento muito eficiente para asma pois ele dilata os brônquios facilitando a respiração. Porém, ele não é um medicamento "fraquinho" que vc pode se automedicar se "achar" que está começando a ter Alzheimer! Não faça isso! Vá ao médico e mostre esse artigo a ele (se quiser, imprima clicando abaixo), ok? (Dra. Renata Fraia).
Imprimir esta receita ;-)


➤ Leia um artigo complementar: Doxiciclina para Parkinson: Antibiótico para espinhas graves pode tratar a doença, diz estudo

marcadores: medicamento para asma evita parkinson, parkinson, asma, asma e parkinson

Fonte: Science (http://www.sciencemag.org/news/2017/08/asthma-drug-may-thwart-parkinson-s-disease)



Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner