24.9.17

Ministros da Saúde das Américas em prol da saúde da população

Ministros da Saúde das Américas se juntam para definir ações em prol da saúde da população.

Ministros da Saúde de todas as Américas se reunirão na próxima semana, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para definir políticas de saúde pública, que abordem os principais desafios e orientem a cooperação técnica da organização em cada país.

Na 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, a ser realizada de 25 a 29 de setembro na sede da organização em Washington, D.C. (Estados Unidos), os Estados membros da OPAS também elegerão o próximo Diretor da Repartição Sanitária Pan-Americana, o secretariado da OPAS.

Ministros da Saúde das Américas saúde da população

A pessoa eleita assumirá um mandato de cinco anos em 1º de fevereiro de 2018. Dominica apresentou a candidatura de Carissa F. Etienne, que é diretora da OPAS desde 2013. Ela é a única candidata que foi apresentada e, conforme o regulamento, pode renovar seu mandato por mais cinco anos.

Além disso, será apresentada a edição do informe Saúde nas Américas+2017, que atualiza a situação de saúde na região e em cada um dos 52 países e territórios das Américas. O relatório descreve os progressos e os desafios dos países para alcançar uma melhoria na saúde da região.

As autoridades regionais de saúde também discutirão uma estratégia para fortalecer o papel dos recursos humanos em saúde para alcançar o acesso universal à saúde, uma estratégia e um plano de ação para fortalecer o controle do tabagismo nas Américas, uma política sobre etnia e saúde, bem como um plano de ação para a sustentabilidade da eliminação do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita e outro para fortalecer a coleta de estatísticas vitais.

Na sessão de abertura da Conferência, segunda-feira (25), contará com falas de Etienne; do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus; do secretário do Departamento de Saúde e dos Serviços Humanos dos Estados Unidos, Thomas E. Price; e Nickolas Steele, ministro da Saúde e Segurança Social de Granada, presidente cessante da Conferência Sanitária Pan-Americana, entre outros.

O relatório da OPAS que destaca as realizações e os desafios da saúde pública nos últimos cinco anos também será apresentado às delegações dos países. Também será discutida a Agenda de Saúde Sustentável das Américas, que foi desenvolvida pelos próprios países e servirá de marco para o trabalho regional alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Os ministros também considerarão dois informes finais sobre o impacto da violência na saúde das populações nas Américas e sobre a estratégia e o plano de ação para o controle do câncer cervical. Além disso, as autoridades de saúde discutirão relatórios de progresso sobre questões como epilepsia, saúde mental, deficiência e reabilitação, assistência humanitária, cooperação para o desenvolvimento da saúde, entre outros.

Durante a semana, serão realizados vários eventos paralelos a respeito de temas como equidade e desigualdades na saúde na região das Américas; mudanças climáticas e saúde; migrantes e saúde; fortalecimento dos serviços de saúde para melhorar o manejo das doenças não-transmissíveis; políticas para promover uma alimentação saudável; e segurança no trânsito.

A Conferência Sanitária Pan-Americana é a autoridade suprema da OPAS e se reúne de cinco em cinco anos para determinar suas políticas e prioridades. Também atua como um fórum para o intercâmbio de informações e ideias sobre prevenção de doenças, preservação, promoção e recuperação da saúde física e mental.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como o escritório regional da OMS para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

O que: Abertura da 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana da OPAS
Quando: segunda-feira, 25 de setembro de 2017, às 9 horas (horário de Washington D.C.)
Onde: sede da OPAS (525 23rd Street, NW, Washington, D.C.)
Link para participar virtualmente: https://livestream.com/pahotv/29PASC

Fonte: OMS

Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner