29.9.17

Mutação do vírus da zika causa microcefalia, diz estudo

Uma única mutação do vírus da zika leva à microcefalia, diz estudo na 'Science'

Você já se perguntou: Por que a microcefalia ligada ao zika não foi identificada antes?

Do G1

O primeiro parágrafo da matéria do G1 (portal de notícias da Globo) começa assim [só arrumei um pouco a estrutura do parágrafo]:

"Desde que os primeiros casos de anomalias em bebês passaram a ser reportados no Brasil, o mundo inteiro ficou sem entender por que o vírus da zika, até então aparentemente inócuo, passou a ser associado ás malformações graves, muitas vezes letais. E isso quase 70 anos depois de seu primeiro registro de Zika na floresta, em Uganda (1947)".

Mutação do vírus da zika causa microcefalia


Mutação do vírus da zika causa microcefalia

Segundo um estudo publicado na "Science" ontem, a resposta pode estar em uma mutação no gene do vírus ocorrida em 2013.

A mutação foi chamada de “S139N” — uma referência à posição (139) de uma proteína da estrutura do vírus da zika, chamada PrM. Essa mutação pode ter levado o vírus a preferir atacar as células neuronais, sendo crucial para uma maior morte de neurônios que levam às malformações.



A pesquisa foi liderada por Ling Yuan, do Instituto de Genética e Biologia da Academia Chinesa de Ciências, com a participação de outros 22 pesquisadores.

A importância desse estudo


Ao encontrarem uma mutação associada às malformações, os pesquisadores poderão ter mais uma estratégia para desenvolver uma vacina conta o zika.

Fonte: G1

Imprimir esta receita ;-)


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner