9.9.17

Vitamina C x Leucemia: nutriente na forma injetável mata células cancerígenas

Vitamina C induz à morte células que causam câncer no sangue

A partir de agora, a leucemia (câncer de sangue com vários subtipos) poderá ser combatida, também, com altas doses de vitamina C.

A ação se dá pois, em altas doses, o ácido ascórbico (vitamina C) induz o funcionamento de um gene específico denominado tet methylcytosine dioxygenase, ou TET2.

Vitamina C e Leucemia: nutriente na forma injetável mata células cancerígenas

Esse gene é responsável por facilitar o desenvolvimento de células tronco em células sanguíneas maduras, que acabam morrendo. Deficiências no funcionamento do gene são encontradas em 50% das leucemias mieloides crônicas, 30% dos casos de síndrome mielodisplásica e 10% dos pacientes com leucemia mielogênica aguda.

Espera-se é que a vitamina C possa auxiliar a tratar a doença, principalmente em pacientes idosos que não resistiriam à quimioterapia.

Dá para prevenir a leucemia tomando vitamina C?


Isso seria inviável, pois são necessárias altas doses para observar o efeito. E como o nosso corpo absorve no máximo 500 mg de vitamina C, seria um desperdício ingerir altas doses por via oral.

A terapia para o tratamento será feita através de doses endovenosas, por tanto a vitamina C injetável!


Fonte: Nature
1. https://www.nature.com/nrc/journal/vaop/ncurrent/full/nrc.2017.81.html
2. https://www.nature.com/bcj/journal/v7/n9/full/bcj201781a.html

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner