25.10.17

Alimentos umami na saúde bucal: Entenda a relação

No Dia Nacional da Saúde Bucal e, consequentemente, Dia do Cirurgião Dentista o Saúde com Ciência faz uma homenagem a quem cuida tão bem do nosso sorriso falando sobre o alimentos umami auxiliam na manutenção da saúde bucal.

Existem muitos cuidados a serem tomados para que o organismo humano funcione da melhor forma possível. Um dos mais importantes é a manutenção da saúde bucal, já que a cavidade oral é o principal ponto de contato do organismo com o ambiente externo.

E não há data melhor para abordar o assunto do que o próximo dia 25, considerado o Dia Nacional da Saúde Bucal.
Alimentos umami na saúde bucal: Entenda a relação

Além da higienização, os hábitos alimentares são cruciais para manter a saúde bucal em dia, por isso, a dica é variar o cardápio. “Com a alternância, as papilas gustativas são estimuladas por todos os gostos básicos do paladar humano”, ressalta a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa.



Não há alimentos que precisam ser radicalmente eliminados da dieta, mas devem ser consumidos com moderação. Este é o caso do açúcar, de alimentos gordurosos e molhos fortes, pois podem prejudicar o esmalte dentário e facilitar o aparecimento de cáries [Ler: Iogurte previne cáries].

Quais são os alimentos umami?


Os alimentos umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – mais consumidos são milho, tomate, algas, peixes, cogumelos, queijos maturados, entre outros, podem auxiliar na manutenção da higiene bucal.

“Uma das principais características do gosto umami é o aumento da salivação, por isso pode ser bastante consumido por todas as pessoas. Ao entrar em contato com o alimento, a saliva dissolve e espalha elementos que conferem o sabor”, ressalta Mariana.

Outra contribuição da saliva está relacionada à mastigação. “Com a lubrificação proporcionada pelos alimentos umami, há uma melhora na mastigação e deglutição”, finaliza a especialista. Além disso, a salivação evita a descalcificação dos dentes pelo desgaste da mastigação e neutraliza ácidos presentes nos alimentos.



De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, a higiene bucal deve ser feita diariamente com o uso de fio dental e escova de dentes, principalmente após as refeições.

É importante também visitar periodicamente o dentista para garantir a limpeza dentária e evitar a formação de placas bacterianas ou cáries.
Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner