2.11.17

Arroz anti-câncer (arroz que 'ajuda' a prevenir o câncer)

Esta minha receita de arroz anti-câncer (ou arroz que ajuda a prevenir o câncer) nasceu sem querer. Comecei misturar ingredientes que combinavam entre si e notei que alguns deles já possuíam efeitos comprovados cientificamente (ou com várias pequisas válidas e promissoras) contra o câncer.

E o arroz não ficou apenas muito saudável, mas também muito gostoso. Devido aos seus ingredientes, eu posso dizer que esse arroz também ajuda no tratamento do câncer em si, mas não gosto de colocar isso no título porque jamais pretenderei induzir uma pessoa a abandonar o tratamento convencional para comer arroz ou qualquer outro alimento que ajude a tratar doenças.

Arroz anti-câncer (arroz que previne câncer)
arroz anti-câncer / foto: Saúde com Ciência

É óbvio que isso seria ridículo. O que proponho é que as pessoas que têm casos de câncer na família, que possuem hábitos nada saudáveis, como fumar, comer carnes vermelhas em excesso e não praticar atividades físicas (fatores comprovadamente de risco para vários tipos de câncer) comecem a comer esse arroz três vezes por semana, pelo menos, além de abandonar tais hábitos nocivos, é claro rsrs! Vamos anotar a receita?



ARROZ ANTI-CÂNCER 


  • 1 xícara de arroz integral
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 alho triturado (não vale o alho pronto de potinho, pois tem muuuito sódio e poucos nutrientes)
  • 1 colher de chá cheia de sal marinho
  • 3 xícaras de água fervendo (essa quantidade pode variar dependendo da marca e 'idade' do arroz - teste e depois faça da mesma forma com o retante da embalagem)
  • 1/4 de xícara de uva passa escura
  • 1 colher de chá de açafrão em pó (cúrcuma) [prefira os mais frescos (em geral são mais escuros)]
  • 1 pitada de pimenta-do-reino.

Como fazer o arroz anti-câncer


1. Deixe o arroz integral de molho por 12 horas. Isso é MUITO importante porque assim como os grãos como feijões, o arroz integral possui fitatos, conhecidos como anti-nutrientes que podem impedir a absorção de outros nutrientes.

O molho de 12 horas (com a água sendo trocada por três vezes) inibe a ação dos fitatos. Não use essa água para cozinhar o arroz.



2. Aqueça o azeite levemente (antes do ponto de fumaça, pois nesse ponto o azeite perde suas propriedades), junte a cebola e o alho e mexa bem, sem deixar dourar. Acrescente o arroz e misture bem, para que todos os grãos fiquem "untados" e soltinhos. Coloque o sal, mexa e acrescente a água fervendo. Abaixe o fogo, deixe a panela semi-tampada e cozinhe por cerca de 30 minutos. Olhe de vez em quando e experimente o grão. Se estiver duro ponha mais água.

OBS.: Note que o processo de cozimento é igual ao do arroz branco, mas com mais água e mais tempo de cozimento.

3. Após o cozimento do arroz, desligue a panela e acrescente os outros ingredientes: açafrão, pimenta e uva passa, mexa bem e sirva a seguir.

➤ Leia também: "Dicas para o arroz integral ficar soltinho"

Ação anti-câncer dos ingredientes do arroz


Arroz integral


Por ser riquíssimo em diversos nutrientes, o arroz integral ajuda na prevenção dessa e de inúmeras doenças. Com relação ao câncer de intestino, ele é particularmente benéfico por causa de suas fibras.

Cebola


O vegetal mais rico no antioxidante quercetina (possui entre 284 - 486 mg/ kg). Há vários estudos que mostram o poder da substância como preventiva do câncer.



Uva passa


É rica em resveratrol, um flavonoide que previne o câncer por inibir o crescimento tumoral, a angiogênese tumoral e a invasão celular10.

Açafrão e pimenta-do-reino


Os efeitos do açafrão podem ser visto no artigo "Cúrcuma no combate ao câncer". Por que a pimenta? A pimenta-do-reino misturada ao açafrão aumenta o poder anti-câncer deste.

Espero sinceramente que você tenha gostado do artigo sobre o arroz anti-câncer. Obtenha mais informações sobre o assunto com mais esses dois artigos:

Alimentos que previnem o câncer
Alimentação e câncer de intestino: alimentos que previnem ou que ''causam'' câncer de intestino
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner