19.11.17

Vovó e suas Guloseimas: Avós permissivos prejudicam saúde dos netos

"Na casa da vovó pode tudo", "avó é mãe com açúcar", entre outras frases que nos fazem exclamar: os avós 'estragam' os netos viraram motivo de estudo e o resultado não poderia ser mais óbvio (não é óbvio pra você?): avós que deixam os netos fazerem tudo e contrariam as determinações dos pais, principalmente quanto à alimentação, prejudicam a saúde dos netos.

Um estudo publicado no periódico científico PLOS One revelou que certos "mimos" (a palavra mimados te lembra algo?), como doces e guloseimas em excesso, podem prejudicar a saúde das crianças, que tendem a ficar acima do peso.

A pesquisa apontou também que as crianças que convivem com suas avós maternas têm um risco 20% maior para a obesidade infantil.

“Atualmente, os avós não são o foco das recomendações de saúde pública direcionada aos pais, mas isso precisa mudar dado o proeminente papel deles na vida das crianças”, disse Stephanie Chambers, principal autora do estudo, em relatório.

Avós x Açúcar - Comentário Saúde com Ciência:


Avós permissivos prejudicam saúde dos netos
 Quem resiste a um bolo de vó?

Achei curioso o fato de exatamente ontem, eu (Renata) ter me dado conta de que açúcar (qualquer um deles) não é algo natural, ou seja, não "colhemos nem plantamos" açúcar. Dessa forma, fica evidente que se usarmos açúcar em excesso estamos intoxicando nosso organismo e exaurindo nosso pâncreas ("tadinho") que tem que se virar pra produzir MUITA insulina e nosso fígado que tem que trabalhar mais pra armazenar o excesso de açúcar no sangue.

É claro que você não vai parar de comer açúcar (ao menos não por enquanto), mas diminuirá seu consumo. Sabe aquele bolo delicioso que sua vovó faz? Ele tem muuuito açúcar (mesmo porque, além das 2 xícaras de açúcar, a farinha também se transforma em açúcar dentro do seu corpo).

O que fazer? Coma só uma fatia e diminua o açúcar do seu suco aos poucos, até seu paladar se acostumar com menos açúcar, ok? E sempre que for adoçar, prefira o melado de cana, o açúcar mascavo e o mel, mas moderadamente, ok?
Imprimir esta receita ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner