...

13.1.18

Dose fracionada da vacina febre amarela

Febre Amarela: doses fracionadas ajudam no combate à doença

O vírus da febre amarela silvestre tem circulado em algumas regiões do Brasil. Para evitar que ele faça vítimas, o Ministério da Saúde adotou um esquema de vacinação especial, com uso de doses fracionadas, em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Dose fracionada da vacina febre amarela

Informações sobre a dose fracionada da vacina da febre amarela




Por que a vacina será fracionada?


O fracionamento de doses da vacina da febre amarela é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em casos de extensão da febre amarela silvestre de forma intensa, aumentando o risco da expansão da doença em cidades com elevado contingente populacional, exigindo a realização de intensificação vacinal em curto prazo de tempo.

Essa estratégia ajuda a vacinar, em curto espaço de tempo, um grande número de pessoas. Essa medida não visa economia de recursos, porque a campanha pretende vacinar 19,7 milhões de pessoas em 15 dias, e para isso, o Ministério da Saúde precisou investir R$ 54 milhões.

O montante será destinado aos estados para tornar possível a realização da campanha, com aquisição de materiais, logística e pessoal.

A dose fracionada da vacina contra febre amarela tem a mesma eficácia do que a padrão?




Sim. A dose fracionada tem a mesma eficácia da dose padrão, de acordo com estudos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos de Biomanguinhos/Fiocruz. Ela é absolutamente segura. A proteção comprovada é de, até o momento, oito anos.

Depois disso, caso os estudos apontem a necessidade de nova dose, as pessoas serão convidadas para a renovação da vacinação contra a febre amarela. Estas pessoas serão identificadas no momento da vacinação, possibilitando esta convocação, se necessária.

Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Compartilhe!!!

PLANTAS MEDICINAIS: Curso de manipulação e uso de plantas medicinais (curso completo online)
**CLIQUE PARA SE MATRICULAR NO CURSO ou SABER MAIS**

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner