"Para mim, escrever sobre saúde é necessidade fisiológica. Amo o que faço porque faz parte de mim." Renata Fraia
▽ #CompartilheSaúde com seus amigos. Mostre que se preocupa com eles!▽

22.1.18

Sal eleva risco de demências (como o Alzheimer)

Excesso de sal eleva risco de demências, mostra pesquisa

A pressão alta era tem o sal como inimigo número 1, certo? Mas você sabia que a hipertensão não é o único perigo ligado ao alto consumo de sal?

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, EUA, demonstrou que o consumo excessivo de sal – seja sob a forma de tempero ou incluído na composição de alimentos processados (observe a quantidade de sódio dos alimentos que compra) – está relacionado a um maior risco de demência (entre elas o Mal de Alzheimer).

Sal causa Alzheimer
relação entre sal e demências (Alzheimer) / foto: arquivo Saúde com Ciência

O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience, e contou com experiências feitas em ratos de  e conclui que o consumo elevado de sal suprime o fluxo sanguíneo cerebral quando a mente está em repouso e atrofia ainda a função endotelial, dois fatores que promovem o declínio cognitivo.




O site espanhol ABC, apontou que as alterações no sistema imunológico que o sal provoca têm um impacto direto no intestino podendo causar carências na função cognitiva -- conhecimento adquirido pela percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, imaginação, pensamento e linguagem (tudo isso começa a ser perdido com a demência).

Os pesquisadores apresentaram dados do impacto semelhante que consumo elevado de sal acarreta nos seres humanos. Embora não tenham avançado com mais estudos, é sabido que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de quatro gramas de sal de cozinha por dia (incluindo o sódio 'escondido' nos produtos industrializados. Atualmente, os brasileiros consomem o triplo dessa medida -- 12 gramas diárias.




Então, se você evita consumir o elemento que salga os alimentos por problemas de hipertensão arterial sistêmica, passe a fazê-lo TAMBÉM para evitar o Mal de Alzheimer, já que você já percebeu que o sal eleva risco de demências.

E se você não acha fácil substituir o sal dos alimentos, confira este artigo:
Substitua o sal dos alimentos por condimentos saudáveis
Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

▼*ABRA SEU BOX DE CROSS FIT - clique aqui ou na imagem abaixo*▼

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner