"Para mim, escrever sobre saúde é necessidade fisiológica. Amo o que faço porque faz parte de mim." Renata Fraia
▽ #CompartilheSaúde com seus amigos. Mostre que se preocupa com eles!▽

8.2.18

Exames de Imagem para Depressão (#Projeto Conexão)

Exames de imagem para diagnosticar a depressão ainda são novidade, mas prometem revolucionar o "entendimento" sobre a doença"

Há tempos que ouço sobre a possibilidade de, no futuro (sabe-se lá se próximo ou não) dispormos de exames de imagem para depressão. Mas nunca busquei me inteirar sobre o assunto por achar que tudo era ainda muito novo e sem provas da eficácia do diagnóstico por imagem da depressão.




Mas eis que uma matéria no JN me chamou a atenção (embora o assunto tenha sido abordado de forma bastante resumida). A reportagem intitulada "Exames de imagens podem detectar depressão precocemente, diz estudo" pode ser conferida no portal de notícias da Globo, o G1.

Leia também: depressão e ansiedade aumentam risco de câncer

No estudo, publicado no jornal da Associação Americana de Psiquiatria, os cientistas observaram o cérebro de 675 crianças e encontraram padrões que indicam tendência para a depressão usando ressonância magnética e um programa especial de computador.

Exames de Imagem para Depressão

A pesquisa brasileira (enalteçamos a #ciência brasileira) denominada “Projeto Conexão” encontrou pistas e respostas importantes antes mesmo da depressão aparecer foi realizada por psiquiatras e pesquisadores da USP e das universidades federais de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Resultados do estudo "Projeto Conexão"


O estudo revelou que a rede responsável pelo sistema de recompensa e motivação do cérebro tem um padrão diferente de atividade, o qual indica a tendência à depressão. Ao final da pesquisa, 53 jovens apresentavam um quadro de depressão - na imagem do cérebro dessas pessoas (observada três anos antes) a rede de recompensa já estava hiperativada num ponto específico. Essa foi a afirmação do psiquiatra Pedro Mário Pan, da UNIFESP

A proposta da descoberta é evitar que a depressão se instale usando medidas preventivas - como se faz com outras doenças. O estudo continuará para apontar no que mais ajudará.

Outros estudos sobre os exames de imagem para a depressão


E como eu dizia lá no começo do texto, nunca me aprofundei no assunto, mas ao fazer a pesquisa para fazer este artigo vi que o tema é antigo e há outras evidências da depressão mostradas em exames de imagem feitos anteriormente. Por isso, resolvi anexar algumas matérias sobre o assunto que podem ser interessantes. Confira:

Depressão pós-parto: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/usp-identifica-alteracao-cerebral-em-mulheres-com-depressao-pos-parto.ghtml
Efeito de antidepressivo: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/06/efeito-de-antidepressivos-pode-ser-visto-em-tomografia-sugere-estudo.html
Ressonância magnética no diagnóstico da depressão: http://www.radiologiaempauta.com.br/ressonancia-magnetica-pode-diagnosticar-depressao/
Ressonância magnética pode tratar depressão: http://www.emtr.com.br/noticia21.htm

Comentário Saúde com Ciência


Aguardemos o dia em que, ao visitar um psiquiatra com sintomas que sugerem depressão, os profissionais peçam um exame de imagem que apontem a doença. Mas por que os exames de imagem para depressão ainda não são solicitados? Porque, por enquanto, eles apenas são usados em estudos, mas um dia poderão ser usados como mais um método para diagnosticar a depressão.




E isso representará muitos benefícios para quem convive com a doença, inclusive para não ter de ouvir a velha frase: "fulano tem de tudo, por que tem depressão?". Tal frase será tão absurda como seria se ouvíssemos: "fulano tem de tudo, por que será que tem varizes?" rsrsrsrs.....

Complemente sua leitura com o artigo: Depressão será segundo maior problema de saúde em 3 anos
Imprimir esta receita ;-)
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

▼*ABRA SEU BOX DE CROSS FIT - clique aqui ou na imagem abaixo*▼

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner