Vit. C pode antagonizar efeito citotoxico de drogas antineoplasicas.

Pesquisa divulgada na revista Cancer Research relata que a vitamina C é uma vitamina antioxidante que parece antagonizar o efeito de algumas drogas antineoplásicas.

Os resultados do estudo mostram que células cancerígenas previamente tratadas com vitamina C morrem menos do que aquelas que não receberam este tipo de vitamina, quando tratadas com drogas antineoplásicas.



Pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, testaram, em laboratório, alguns medicamentos usados em quimioterapia em células cancerosas (tratadas previamente ou não com ácido dehidroascórbico, forma transportadora de vitamina C).

Verificou-se que as drogas antineoplásicas testadas mataram de 30% a 70% menos células de câncer quando estas eram tratadas previamente com vitamina C. A variação percentual depende do tipo de medicamento testado.

Os medicamentos testados foram doxorubicina, cisplatina, vincristina, metotrexate e imatinibe. A vitamina C parece proteger estruturas dentro das células responsáveis pela produção de sua energia - as mitocôndrias que, se danificadas, podem levar a célula à morte. Esta vitamina parece preservar o potencial da membrana mitocondrial, reduzindo a eficácia terapêutica dessas medicações antineoplásicas e a apoptose.
Fonte: Câncer Research

Artigos relacionados
 Vitaminas C e E NÃO previnem doenças do coração - indica estudo
 Vitamina C - benefícios e importância

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde