Sibutramina - Ação, nomes comerciais e novas normas
Artigo atualizado em 30/03/2010, quando a sibutramina e todos os medicamentos produzidos com a substância passaram a pertencer à lista B2 portaria 344/98, devendo ser vendida com retenção da notificação (receita) azul, de acordo com a RDC 13/2010 (ver abaixo).
O que é o medicamento sibutramina, qual sua açao e nomes comerciais.
A sibutramina é um medicamento para obesidade e excesso de peso, ou seja a sibutramina é um remédio para emagrecer.
Nomes comerciais da sibutramina:
A sibutramina é vendida com os seguintes nomes comerciais principais: Plenty(C1) e Reductil(C1), além dos genéricos. Todos eles são vendidos com retenção de
A sibutramina age inibindo a recaptação da serotonina o que aumenta a disponibilidade deste neurotransmissor em nível cerebral. Como não há um estímulo à produção da serotonina (apenas inibe a sua recaptação), trata-se de um mecanismo de ação bem mais seguro por não haver risco de produção excessiva.
A ação principal da sibutramina esta em aumentar a sensação de saciedade do indivíduo criando condições para uma mudança duradoura dos hábitos alimentares.
Em pessoas compulsivas, a sibutramina contribui para diminuir os episódios de compulsão por doces, chocolates e carboidratos.
A sibutramina não causa dependência e não possui potencial de abuso. É considerada uma alternativa segura para o tratamento de excesso de peso não apenas pelo grande número de estudos científicos mas também pela observação diária na prática clínica. Além disso, foi o único medicamento antiobesidade de ação central aprovado para uso a longo prazo pelo FDA (Food and Drug Administration).
Como os medicamentos agem através de receptores, os resultados podem variar entre indivíduos e, assim, tanto a sua indicação quanto os ajustes das dosagens devem ser feitos por médicos com experiência no manejo desta substância. Os melhores resultados são obtidos quando o paciente participa ativamente do processo de tratamento usando a medicação com regularidade, respeitando as doses e horários prescritos, não interrompendo seu uso precipitadamente e comunicando sempre suas dúvidas ao médico.
A prescrição do medicamento deve estar sempre associada a um programa de reeducação alimentar e estímulo à atividade física.
* Para regulamentar a mudança, foi publicada a RDC 13/2010. Devido ao maior risco associado a pacientes cardíacos a siutramina passou da lista C1 para a B2.
Complemente sua leitura sobre sibutramina e medicamentos emagrecedores com os artigos...
- Sibutramina: Venda proibida na Europa
- Tesofensina, promessa de novo medicamento para emagrecer
- Gymnema sylvestre para acabar com a vontade de comer doces
Comentários
Postar um comentário
Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.