Anamnese: O que é
A palavra anamnese é conhecida e bastante comum entre os profissionais de saúde, mas a população em geral em sua maioria não a conhece ou já ouviu alguém dizer mas não sabe como pronunciá-la nem escrevê-la.
No entanto, é importante que o paciente saiba o que significa anamnese para saber se sua consulta foi bem conduzida por quem o atendeu.
ANAMNESE: O QUE É?
A anamnese nada mais é que uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente (médico, dentista, farmacêutico - no caso de medicamentos que não precisam de receita médica e para prestar assistência farmacêutca - e também o veterinário) com o propósito iniciar o diagnóstico de uma doença para melhor tratá-la.
Na anamnese o profissional de saúde irá buscar resgatar os fatos que se relacionem com a doença.
![]() |
Anamnese O que é |
Origem da palavra anamnese
Anamnese: ana + mnesis tem origem grega (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória). Ou seja, por meio das perguntas que o profissional de saúde faz, o paciente se lembra (trazendo à sua memória) seu histórico e o de seus parentes.
Por isso, antes mesmo de ir a uma consulta, convém perguntar aos parentes mais próximos se eles ou outros parentes já tiveram doenças como as doenças cardíacas, o câncer, artrite ou artrose, entre tantas outras.
Uma anamnese eficaz inclui os itens
- Identificação do paciente
- Queixa principal (QP)
- História da doença atual (HDA)
- História médica pregressa (HMP)
- Histórico familiar (HF)
- Interrogatório sintomatológico.
Todos os dados acima são anotados pelo profissional de saúde em uma ficha própria feita para o paciente, em ficha de papel mesmo ou no computador.