Arroz preto previne reações alérgicas e outras propriedades

Quando pensamos em valor nutricional e propriedades dos diversos tipos de arroz, normalmente, imaginamos nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Contudo, uma descoberta recente na comunidade científica é bem adversa da que esperaríamos ser inerente ao grão de arroz. Se bem que não é qualquer arroz, estou falando do arroz preto - também conhecido como arroz escuro - incomum em nossa alimentação.

Arroz preto previne reações alérgicas e outras propriedades
FotoFlickr.

O arroz preto é riquíssimo em antocianinas (aquele antioxidante escuro que dá cor ao feijão preto, leguminosas e frutas roxas e vermelho arroxeadas), sendo benéfico à saúde do coração. O arroz preto ainda é rico nas vitaminas E e e também em ferro.

Mas a maior descoberta é que o arroz preto pode prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite alérgica, por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável pelas reações alérgicas.

De acordo com Xu Zhimin, um professor adjunto no Departamento de Ciência dos Alimentos na Universidade Estadual da Louisiana:

..."Uma colher de farelo de arroz preto - ou 10 colheres de arroz cozido preto - contém a mesma quantidade de antocianinas como uma colher de mirtilos. Na verdade, Xu acredita que o arroz preto é mais nutritivo do que blueberries graças ao seu baixo teor de açúcar."

Fonte: Aol-Health.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde