Cérebro feminino aumenta na ovulação

De acordo com uma pesquisa recente, o tamanho do cérebro de uma mulher pode variar durante seu ciclo menstrual – e na ovulação, no período fértil da mulher, algumas áreas cerebrais ficam até 2% maiores.

Para concluir isso, pesquisadores da Universidade de Salzburg, na Áustria, fizeram tomografia em várias mulheres durante seus ciclos mensais. Aquelas que não tomavam pílula anticoncepcional apresentavam um aumento no giro fusiforme direito – área envolvida no reconhecimento facial e localização espacial.


Esse aumento da capacidade de reconhecimento facial e de paisagens poderia ajudar nossas ancestrais a encontrar mais facilmente um parceiro. Mas o aumento do cérebro tem efeito curto: depois da ovulação a progesterona liberada no organismo faz com que o órgão volte ao seu tamanho normal.

A equipe também descobriu que mulheres que tomavam a pílula possuíam um maior hipocampo e um cerebelo maior – áreas associadas ao movimento e a memória, sugerindo que a pílula pode exagerar qualidades tipicamente femininas, como facilidade com a linguagem e a memória mais eficiente. Saiba mais detalhes.

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação