A nova pirâmide alimentar (atualizada) e a vegana

A pirâmide alimentar que todos aprendemos como a melhor forma de manter uma alimentação saudável é reconhecida e tida como a pirâmide alimentar oficial mundialmente falando e foi proposta pelo FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos) no ano de 1982, cuja característica principal era ser pobre em gorduras.

Pirâmide Alimentar



pirâmide alimentar
pirâmide alimentar original
--------------------------------------
Artigos relacionados
- todos artigos sobre NUTRIÇÃO
- todos artigos sobre ALIMENTOS FUNCIONAIS
- todos artigos sobre NUTRACÊUTICOS
tipos de vegetarianos
--------------------------------------

Recentemente, uma nova pirâmide alimentar foi proposta pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Nova pirâmide alimentar


Clique na imagem abaixo para aumentar e ver como cada alimento está colocado na pirâmide alimentar. Veja na figura abaixo.

Nova pirâmide alimentar
nova pirâmide alimentar
Contudo, há casos específicos como condições de saúde e hábitos alimentares que podem diferir entre as diversas regiões geográficas. Além disso, há pessoas que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal, os chamados veganos.

Para essas pessoas, estão sendo propostas algumas pirâmides alimentares específicas que excluem leite e derivados, ovos e carnes (vermelhas e brancas). Veja abaixo duas dessas pirâmides.

Pirâmide alimentar vegana


pirâmide alimentar vegana
Pirâmide alimentar vegana proposta pela nutriVeg e Revista dos vegetarianos *
* A pirâmide alimentar vegana acima foi publicada na Revista dos Vegetarianos com a consultoria da Nutriveg, do Dr George Guimarães.



Outra pirâmide alimentar vegana


outra pirâmide alimentar vegana nomoredirtylooks
A diferença fundamental entre as duas pirâmides veganas está na posição dos vegetais e dos cereais, que se invertem. Peça a um profissional de saúde que indique a melhor para você.

Como a pirâmide alimentar foi elaborada por americanos, alguns autores a modificaram para que se tornasse mais de acordo com os hábitos alimentares dos brasileiros. Daí se criou a pirâmide alimentar do Brasil, ou pirâmide alimentar brasileira. Leia sobre a pirâmide alimentar brasileira neste outro artigo: Pirâmide Alimentar Brasileira.

De qualquer forma, sempre gosto de frisar que se você pretende mudar radicalmente seus hábitos alimentares, um médico nutrólogo e/ou nutricionista (ou ambos) devem ser consultados.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde