Diabetes: sintomas diminuem com exercícios físicos

O diabetes mellitus é uma doença que se controlada permite uma qualidade de vida normal para seu portador, sobretudo para quem tem diabetes tipo 2, aquele tipo de diabetes mais comumente observado em pessoas com mais de 40 anos e obesas.

Já se sabia que os exercícios físicos contribuem para uma melhora do quadro geral do diabético, aliado a outros hábitos como o controle da alimentação. Desde que estes exercícios sejam feitos com um tênis adequado e sempre com meias que absorvam o suor. 


Isso porque as feridas dos diabéticos demoram mais para cicatrizar, principalmente nos pés por causa da ação da gravidade (afeta a circulação sanguínea).


Pesquisas recentes realizadas na Universidade de São Paulo mostram que o pâncreas dos diabéticos é 26% menor e que com exercícios regulares o pâncreas dos diabéticos aumentam de tamanho, o que na prática gera mais "espaço" para que as células do pâncreas produzam insulina com mais eficiência.

Como foi o estudo

Os cientistas submeteram ratos diabéticos a exercícios físicos durante 5 dias (1 hora por dia) e comprovaram que o pâncreas das cobaias aumentou em 26%, chegando ao tamanho normal. O vídeo acima ilustra bem o estudo.

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, Antônio Augusto Coppi explica:

“Quando o indivíduo faz atividade física, há uma estimulação das células nervosas dos neurônios que vão enervar o pâncreas e esse pâncreas, que estava recebendo menos enervação por conta do diabetes, passa a ser mais estimulado”.
Diabetes sintomas diminuem com exercícios físicos
Os ratos envolvidos no estudo não precisaram mais tomar injeções de insulina, que é o hormônio que regula a quantidade de açúcar circulando no sangue, e o faz entrar nas células.

Como essa valiosa descoberta pode ajudar aos diabéticos.
Na prática não é necessário para um paciente diabético se exercitar 5 vezes na semana durante 1 hora, pois o efeito já será observado se:

QUEM TEM DIABETES FIZER EXERCÍCIOS 3 VEZES POR SEMANA POR 45 MINUTOS.

E esses exercícios não precisam ser exagerados e não dever ser de alto impacto, portanto, os diabéticos devem evitar corrida e bicicleta, caminhar na esteira a 6km por hora é o melhor exercício. Fonte: Jornal Hoje

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?