Livro trata da dor em idosos: Força Tarefa na Dor em Idosos

Livro desmistifica a dor em idosos

Inédito na área acadêmica, obra patrocinada pelo Cristália ressalta que a dor não é inerente ao envelhecimento.


O livro Força Tarefa na Dor em idosos patrocinado pelo Laboratório Cristália e produzido em parceria com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e com a SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor) é fruto das reuniões do Comitê de Dor no Idoso presidido pelas editoras científicas/autoras do livro, a mestra em geriatria Dra. Fânia Santos e a secretária do Comitê de Dor no Idoso, Dra. Polianna Souza.


Inédito na área acadêmica, a obra apresenta o mecanismo da dor a partir do pressuposto da possibilidade de maior qualidade de vida.
"Ao contrário do que muita gente pensa, a dor não é um mecanismo inerente ao envelhecimento, mas um sintoma que pode ser tratado e possibilitando assim, uma melhora da qualidade de vida",
ressalta Dra. Fânia Santos.

"Força Tarefa na Dor em Idosos" tem caráter multidisciplinar, engloba temas de diversas áreas - geriatria, gerontologia, fisioterapia, ortopedia, neurologia, oncologia e espiritualidade; dessa forma, o livro é direcionado a todos os profissionais que se dedicam a estas áreas, bem como os cuidadores de idosos e assistentes sociais.

As especialidades médicas voltadas para o cuidado de idosos só tendem a crescer nos próximos anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020 os idosos representarão 15% da população brasileira, saltando em 2050 para 18%, o que corresponderá a cerca de 38 milhões de pessoas.

Atentas a esta realidade e à contínua manifestação de dor nos pacientes idosos, as autoras do livro querem propiciar um maior entendimento sobre o tema. "A população está envelhecendo e a dor é o assunto mais abordado no atendimento clínico.

Força Tarefa na Dor em Idosos é um material de atualização e apoio aos que cuidam de idosos. Com linguagem técnica e multidisciplinar, as autoras elencam as principais abordagens da dor e indicam os diversos tratamentos tocando em assuntos indispensáveis no atendimento de idosos.

Entre as diversas abordagens da dor, o leitor encontrará no livro os seguintes temas: dor e envelhecimento; avaliação e mensuração da dor no idoso; abordagem da dor em cuidados paliativos; abordagem da dor oncológica, neuropática, osteoarticular e psicogênica; abordagens não-farmacológica da dor, contexto social da dor, espiritualidade e dor, medidas terapêuticas ocupacionais, entre outros.
Fonte: ABCFarma

Veja mais: Livros de saúde

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?