Spray para alimentos elimina substâncias cancerígenas da comida

Durante o preparo de alguns alimentos podem se desenvolver substâncias cancerígenas devido o processo de aquecimento que pode levar à liberação de substâncias cancerígenas nos alimentos.

Para evitar o perigo, alguns pesquisadores espanhois desenvolveram um tipo de spray para alimentos, que se aplicado sobre os alimentos é capaz de remover as substâncias cancerígenas formadas sobre os alimentos.



O produto é de origem natural e é capaz de eliminar a acrilamida 98% e hidroximetilfurfural, que se desenvolvem durante certos a reação entre açúcares (glicose) e aminoácidos (produto da quebra de proteínas) contidos nos alimentos.

O spray, segundo os pesquisadores, não altera de forma alguma o sabor dos alimentos e é feito a partir de substâncias naturais como uma mistura de água e fibras, além de antioxidantes, ácido lático e extrato de chá de canela.


Como utilizar o spray?

O spray para alimentos anti-cancerígeno - se é que se pode chamar assim - deve ser polvilhado sobre os alimentos antes de serem cozidos, o que garante que durante o processo de cozimento não se desenvolvam substâncias tóxicas.

Ainda de acordo com os pesquisadores, o spray não produz efeitos colarterais e nem deixa cheiro, gosto e nem altera a cor dos alimentos prontos.

Não se sabe quando e como este produto estará disponível em nossas cozinhas. De qualquer forma é uma boa notícia. Só nos resta aguardar e enquanto isso, evitar frituras e carnes grelhadas no ponto de quase 'torradas', como é o caso do churrasco com a carne quase em ponto de "sola". Nesse caso as substâncias cancerígenas são devidas ao alcatrão da fumaça, leia aqui.

Enquanto a novidade não chega podemos temperar a carne com um pouquinho de canela e vinho (antioxidantes). Se não resolver pelo menos mal não vai fazer.

Veja também: Veja as calorias, gorduras e carboidratos da batata frita, aqui.

Fonte: ABC.es
Foto: Flickr


Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?