Alerta Saúde: Vacina contra pólio e sarampo é neste sábado

No próximo sábado (18/06) se inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite e segue até o final de junho. Este ano, além da proteção contra paralisia infantil (dada pela vacina poliomielite - as populares gotinhas), as crianças receberão reforço da vacina tríplice viral, que serve para imunizar contra sarampo, caxumba e rubéola.

Deverão ser vacinadas contra a pólio crianças menores de 5 anos, mesmo aquelas que já receberam as doses de rotina. Já a vacina contra o sarampo deve ser aplicada em todas as crianças com até 7 anos incompletos.

Leia mais sobre vacinas aqui.

Os pais devem comparecer às unidades de saúde levando a carteirinha de vacinação das crianças – a campanha de vacinação segue até o final do mês de junho, mas a Diretoria de Vigilância à Saúde orienta os pais a procurarem as UBSs tão logo seja possível.

A estratégia de associar as duas vacinações é feita a cada quatro anos. Mas, desta vez, a imunização contra o sarampo em alguns estados, incluindo São Paulo, está sendo antecipada por causa do surto de sarampo na Europa, onde há 6.500 casos suspeitos.

Desde o início do ano, foram confirmados dez casos de sarampo no Brasil, todos importados. Desde 2000 não há transmissão da doença no Brasil. Em relação à poliomielite, o Brasil é considerado país livre da doença.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação