Filtro solar grátis a portador de lúpus erimatoso

Projeto garante medicamento e filtro solar grátis a portador de lúpus
Luiz Cruvinel

Cesar Colnago: SUS deve garantir medicação e protetor solar para controle do Lúpus.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1136/11, do deputado Cesar Colnago (PSDB–ES), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir ao portador de lúpus acesso à medicação e a bloqueadores, filtros e protetores solares necessários ao controle da doença.

O projeto institui a Política Nacional de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).


A proposta aproveita o conteúdo de projeto apresentado pelo ex-deputado Ayrton Xerez (PL 955/07, arquivado ao fim da legislatura) e de emenda aprovada ao texto na Comissão de Seguridade Social e Família.

Colnago afirma que o uso de filtros e de protetores solares é imprescindível para o controle do lúpus. “Apesar de não ser uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, o lúpus costuma provocar uma série reações em decorrência da sensibilidade ao sol e à luz, tais como manchas e lesões na pele”, afirma.

Campanhas educativas
Entre outras ações, a política prevê a realização de campanhas educativas e de prevenção, a implantação de um sistema de dados para mapear a população atingida e a incidência da doença no País, assim como a elaboração de parcerias e convênios com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas.

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória autoimune (saiba tudo sobre o lúpus) A doença atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'

Comentários

  1. Eu sou portadora de Lúpus e sou favoravél a esse projeto pois para nós que temos essa doença é impresendivel que tenhamos o direito de ter o tratamento adequado, e para isso se faz necessario o uso continuo de protetor solar até mesmo dentro de casa e necessitamos no minimo fator 30 a 60 para que não tenhamos a nossa saúde ainda mas prejudicada, pois a falta do uso do protetor solar , pode até desencadear a doença se ela já estiver controlada além de nos deixar com manchas e ate com queimaduras graves.

    Eu sou portadora de Lúpus e sou favoravél a esse projeto pois para nós que temos essa doença é impresendivél que tenhamos o direito de ter o tratamento adequado, e para isso se faz necessário o uso continuo de protetor solar até mesmo dentro de casa e necessitamos no minimo de fator 30 a 60 para que não tenhamos a nossa saúde ainda mas prejudicada, pois a falta do uso do protetor solar , pode até desencadear a doença se ela já estiver controlada. E a falta dele também nos deixar com manchas e até com queimaduras graves.
    Então venho aqui pedir que aprovem logo esse projeto e também que essa doença seja mais divulgada , pois ainda hoje muitas das vezes temos o diagnostico tardio e assim as vezes deixando em nós sequelas irreversivéis.
    Agradeço a todos, que estiverem nos ajudando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação