Touca para quimioterapia evita queda de cabelos

A quimioterapia é um tratamento extremamente delicado, sendo utilizado no combate ao câncer. Apesar de sua eficiência, ela pode deixar o paciente um pouco debilitado, provocando alguns efeitos colaterais, como palidez, enjôos, vômitos, e a queda de cabelo.

Esse último problema é provocado devido ao uso de medicamentos que danificam o couro cabeludo. Para evitar que isso ocorra, está sendo desenvolvido um novo tratamento denominado.



Ele consiste na utilização de uma touca térmica hermética de gel de silicone fabricada pela empresa sueca Dignitana (imagem abaixo) a uma temperatura de 5º C, durante 15 minutos antes de iniciar a quimioterapia, devendo ser trocada a cada 45 minutos para que a temperatura gelada ideal atinja o couro cabeludo.

touca dignitana
A baixa temperatura provoca uma certa diminuição na circulação sanguínea, fazendo com que os medicamentos ajam com menos intensidade na região que está sendo submetida a esse processo, no caso o couro cabeludo.

Efeitos colaterais da touca para quimioterapia
A touca pode permitir que células cancerosas desgarradas permaneçam no couro cabeludo.

Outros problemas relatados são o fato de que algumas pacientes não conseguem tolerar as toucas frias, enquanto outras se queixam de dores de cabeça. [007 | Estadão] foto: [Guiame]

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde