Osmose o que é e sua função no organismo

Certamente, você já ouviu ​a expressão "passa por osmose", ou "entra por osmose", mas você sabe o que é osmose? Se não sabe, entenda qual o fundamento de tal expressão na próxima vez que a disser.

A palavra osmose se tornou tão popular que atualmente é utilizada quando queremos dizer que aprendemos algo muito facilmente: "entra no cérebro por osmose".


Osmose o que é e sua função no organismo
Osmose o que é e sua função no organismo

Mas poucas pessoas sabem a definição de osmose, ainda que a use em suas frases. Vamos ver abaixo o que é osmose e qual a função da osmose no organismo.

Osmose o que é?


Osmose nada mais é que um processo físico no qual a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto (qualquer coisa que estiver dissolvida nessa água - como açúcar e sal, por exemplo), separados por uma membrana semi-permeável*. Esta membrana permite apenas a passagem de moléculas de água.

* Ser semi-permeável significa que por tal membrana só moléculas específicas (no caso do exemplo, as da água) conseguem passar.

No processo de osmose, a água passa de um meio hipotônico (com menor concentração da substância dissolvida) para um meio hipertônico (mais concentrado na mesma substância). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam a concentração de soluto iguais (é chamado meio isotônico).

Função da osmose no organismo




- A concentração de minerais e vários elementos nas células é controlada pelo sistema de osmose. Então, se dentro da célula houver muito sal por exemplo, a água que estiver na corrente sanguínea irá entrar na célula por osmose (endosmose). O contrário também é observado (exosmose).

- Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.

Artigos relacionados:

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?