Dores no pescoço: tratamentos para torcicolo

As dores no pescoço, em especial os torcicolos - que são as principais causas das dores no pescoço - podem ter diversos tratamentos.

Tratamentos para torcicolo



- Repouso:

Para dores mais fracas recomenda-se o repouso. Evite fazer movimentos bruscos e tente não dirigir, o que exige muito do pescoço para olhar para todos os lados e principalmente para fazer manobras;

- Aquecimento:

Mantenha o pescoço aquecido com golas altas ou cachecóis. Se estiver em casa, faça compressas com água morna e/ou tome banhos mornos deixando a água cair no pescoço. Isso irá relaxar a musculatura cervical e aliviar a inflamação. Géis, cremes e pomadas podem ser utilizados, mas desde que você for permanecer em ambiente aquecido, não tome friagem se estiver usando esse meio de aquecer o local.

- Relaxante muscular:

Use um relaxante muscular que você tem costume de usar, de 6 em 6 horas. Mas é importante frisar que você só deverá usar tais medicamentos 'por conta própria' se já fizer ou tiver feito uso deles em outras vezes. Caso contrário consulte o médico antes de usar. Além disso, cuidado com interações com outros medicamentos que você estiver tomando. Se essa medida não tratar o torcicolo consulte um médico ortopedista especialista em pescoço;

- Médico especialista em pescoço:

Em casos mais graves, quando o torcicolo não cessar ou quando você sentir que seu pescoço está duro (popularmente falando), a melhor especialidade médica a procurar é um médico ortopedista especialista em pescoço. Ele poderá lhe prescrever analgésicos, anti-inflamatórios e/ou fisioterapia e até acupuntura como alternativas de tratamentos para torcicolo. Poderá ainda solicitar exames como radiografia e ressonância magnética.

fonte: Redação Saúde com Ciência

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde