O que é gordura trans?

O que é trans...


O sufixo tão temido das gorduras? As chamadas gorduras trans?
Trans é um prefixo que dá ideia de 'depois' ou 'através de'

O que é gordura trans?


Gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passou por um processo de hidrogenação natural ou industrial [ou seja, era um óleo vegetal e o processo "trans" (depois) a transformou em gordura vegetal sólida. Ou seja, essa gordura recebeu carga extra de hidrogênios, seja por processos que ocorrem na natureza seja na industrialização.

O que é gordura trans
bolachas recheadas contêm gorduras trans|foto.

Na natureza há pequenas quantidades encontradas na carne e no leite, mas a grande maioria da gordura trans presentes em nossa alimentação vem de produtos industrializados.


Note a gravidade do que acabei de escrever. Não é "natural" para o organismo do ser humano digerir gorduras trans, no entanto a gente o faz sempre que ingere bolachas doces recheadas, por exemplo. A gordura vegetal hidrogenada pertence ao grupo das gorduras trans e é o tipo de gordura mais encontrada nos alimentos.

A gordura trans é usada nos alimentos industrializados desde 1950 como uma alternativa à gordura animal, a gordura saturada. E como a gordura trans é de origem vegetal, achava-se que traria menos riscos à saúde. Ledo engano, já se sabe que a gordura trans é bem mais prejudicial à saúde, ou seja a gordura trans faz mal.

A hidrogenação de uma gordura vegetal é feito para que ela se torne sólida, mais propícia para o uso nos alimentos.

Quanto consumir de gordura trans por dia?


O Ministério da Saúde determinou que o aceitável é ingerir até 2g de gordura trans por dia, o que equivale a 4 bolachas de chocolate recheadas. Mas nem sempre é possível medir a quantidade consumida, já que há meios de o fabricante esconderem essa informação. Para fazer essa conta, leia no rótulo se o produto contém 'gordura vegetal hidrogenada', pronto! está aí a gordura trans.

Artigos relacionados...
>> Gordura trans e o leite materno
>> Tudo o que escrevemos sobre gordura.

Quais alimentos contêm gorduras trans?


Bolachas, pipocas de micro-ondas, sorvetes, salgadinhos, chocolates tipo cobertura (aqueles que deixam um gosto rançoso na boca e são muito baratinhos) e margarinas comuns - aquelas que não trazem a informação "sem gordura trans".

Por que gorduras trans fazem mal a saúde?


A gordura trans faz mal a saúde porque aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL) em nosso organismo. Assim aumenta-se o risco de AVC (derrame), infarto e arteriosclerosa.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?