Dieta detoxificante

Exagerou no carnaval ou nas festas de fim de ano: Anote as dicas de especialista para curar a ressaca do dia seguinte, aposte na dieta detoxificante.

Durante estas datas festivas muitas pessoas saem da rotina sem se preocupar com o que estão comendo e bebendo. É aí que surge a famosa ressaca, um mal estar generalizado caracterizado por dores de cabeça, náuseas, vômitos, mau humor, entre outros sintomas.

De acordo com a Dra. Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas da Sanavita, a ressaca surge devido a dois fatores principais: a combinação de uma noite longa e agitada com o excesso de bebidas alcoólicas.

 “A ressaca é um sinal de intoxicação do nosso corpo pelo excesso de álcool. Nesse momento, quem mais fica prejudicado é o fígado, principal órgão envolvido na metabolização da substância”, explica a especialista. “Além disso, o álcool é um depressor do sistema nervoso central, altera os níveis de neurotransmissores e causa problemas com o equilíbrio, coordenação e memória”, informa.

Dieta detoxificante
Dieta detoxificante

Para minimizar as consequências dessa intoxicação, Andrea recomenda uma dieta desintoxicante, à base de alimentos e bebidas que irão promover o processo de detoxificação.

“Detoxificar significa eliminar as substâncias que são potencialmente tóxicas para o nosso corpo, como por exemplo o excesso de álcool”, explica. “O acúmulo de substâncias tóxicas não só compromete a nossa qualidade de vida, como também eleva o risco de diversas doenças. No caso do álcool, o maior risco é para doenças do fígado como a esteatose hepática (fígado gorduroso), hepatite alcoólica e a cirrose”, adverte.

Andrea recomenda consumir muito líquido na forma de água natural, água de coco, chás e sucos preparados com frutas e hortaliças verde escuras.

“Para que a ressaca se cure mais rapidamente, é necessário deixar o fígado em repouso e hidratar o organismo para eliminar mais rapidamente as toxinas. Para ativar o processo de detoxificação costumo recomendar a ingestão de chá verde, hibiscus e sucos detoxificantes à base de couve, gengibre, salsa e frutas diversas”, comenta.

Principais dicas da pesquisadora para seguir a dieta detoxificante:


- Mantenha o organismo hidratado. Substitua as bebidas alcoólicas e açucaradas por chás e sucos naturais;

- O Chá Verde, Chá de Hibiscus e os sucos DetoxGreen e DetoxRed desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas da Sanavita são ricos em substâncias detoxificantes e aceleram a cura da ressaca, além de serem práticos, de preparo instantâneo e possuírem sabores deliciosos (www.sanavita.com.br) [mas você pode fazer sucos caseiros detoxicantes];





- Faça 4 a 5 refeições leves no dia, moderando a quantidade de alimentos. Essas refeições devem ser ricas em frutas, hortaliças e grãos integrais;

- Caldos e sopas leves podem ser boas opções em dias de ressaca. Prepare-os com hortaliças de cor verde escura, que são ricas em substâncias detoxificantes;

- Não consuma frituras e alimentos excessivamente gordurosos. Opte por alimentos grelhados e cozidos.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde