Alimentos que aumentam o estresse

Você anda estressado ultimamente? Nem precisa responder, pois se você é habitante do planeta Terra, é muito provável que sua resposta seja sim.

Mas você sabia que alguns alimentos podem deixá-lo ainda mais estressado? Confira os principais alimentos que aumentam o estresse.






ALIMENTOS QUE AUMENTAM O ESTRESSE:


Alimentos que aumentam o estresse
Alimentos que aumentam o estresse

Alimentos picantes: alimentos picantes são mais difíceis para o estômago processar, ainda mais para pessoas normalmente estressadas.



O estresse desacelera o metabolismo e faz com que o processo de digestão se torne ainda mais lento.

Assim, o alimento fica no estômago por mais tempo e pode causar refluxo ácido. Além disso, alimentos picantes não são indicados para quem tem úlcera ou gastrite.

Energéticos: ricos em cafeína e açúcar, as bebidas energéticas e refrigerantes agravam o estresse. A combinação de dois deles é ainda mais desgastante para o corpo.

Uma lata de bebida energética pode conter a mesma quantidade de cafeína que três xícaras de café, o que leva à insônia. Algumas pessoas ainda ingerem energéticos com bebidas alcoólicas... aí o estrago está completo, não?


Doces e balas: O açúcar contribui para os níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse. O açúcar no sangue causa irritabilidade e aumenta o desejo de comer. O que fazer? Aposte em guloseimas feitas com açúcar mascavo ou demerara.


Bebidas alcoólicas:  O álcool também estimula a liberação de cortisol.

Alimentos que aumentam o estresse
Alimentos que aumentam o estresse

Alimentos processados: O alto teor de sódio, gordura e aditivos artificiais aumentam os níveis de estresse, além de ter pouco ou nenhum valor nutritivo.




Batata frita: carboidrato e alto teor de gordura do alimento combinados oferecem energia instantânea, mas a longo prazo aumentam o estresse e risco de hipertensão, já que também é rica em sódio.


Chiclete e doces sem açúcar:  Comer ou mascar alimentos adoçados artificialmente também podem causar problemas digestivos e, consequentemente, aumentar a irritabilidade. Prefira-os ao adoçados com açúcar, mas mesmo assim, com moderação.

Fonte: Dra. Renata Fraia - Redação Saúde com Ciência.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?