Perigos do leite de vaca

Dizer sobre os perigos do leite de vaca é quase uma falsa afirmativa, já que o que faz mal em si não é o leite e seus derivados e sim, a forma como esse leite é apresentado para o consumo.

Continue lendo e entenda por que o consumo do leite de vaca não é tão recomendável como pensávamos! Mas calma! Nem tudo está perdido para os amantes de leite e seus derivados!



Perigos do leite de vaca


São causados por...

leite de vaca faz mal

1. Perigos do leite de vaca - Vacas estressadas: 

Para obter mais lucro, as empresas de laticínios que fabricam leite em caixinha e derivados do leite (manteiga, queijos, requeijão, iogurtes, etc.) mantêm as vacas sempre grávidas, através da inseminação artificial. Isso causa muito sofrimento e estresse para a vaca, que não tem tempo de se recuperar o suficiente entre uma gravidez e outra.

2. Perigos do leite de vaca - Extração do leite: 

O leite é extraído através de máquinas, e muitas vezes, pus e sangue das tetas, que ficam irritadas e infeccionadas pela constante manipulação, vão parar no leite. O processo de pasteurização não elimina todas as bactérias e ainda destrói enzimas benéficas.

3. Perigos do leite de vaca - Acidez do leite: 

Como toda proteína animal, o leite e derivados acidificam o pH do sangue e demais fluidos, causando inúmeros problemas de saúde. Um corpo com pH muito ácido não absorve bem vitaminas, minerais e outros nutrientes, entre outros problemas de saúde.



4. Perigos do leite de vaca - Hormônios: 

As vacas leiteiras recebem hormônios para aumentar a produção do leite, e estas e outras substâncias podem ir parar nos laticínios e, consequentemente, para o seu organismo.

5. Perigos do leite de vaca - Vaca faz leite para bezerros

Os nutrientes do leite são ideais para as necessidades nutricionais dos bezerros... Nós não somos bezerros. O leite produzido pelo corpo da vaca tem a função de fazer um animal que já nasce muito grande, ficar ainda maior.

Por isso, há nutrientes tão mal digeridos pelo organismo dos humanos e tantos hormônios naturais da vaca - que ela produz para seus "filhotinhos" - mas que não são adequados ao nosso desenvolvimento, afinal, não nos tornaremos um boi um dia. rsrs

Trecho inserido pelo Saúde com Ciência (Renata Fraia):

O que fazer para substituir o leite ou se gosto muito de leite de vaca?


Se você gosta muito de leite, não há porque ser radical e eliminar o leite da sua vida de uma vez. Que tal começar diminuindo o consumo pela metade? Consumir leites vegetais também é uma boa alternativa (se o de soja é horrível, os de arroz, amêndoas, aveia e castanhas têm a vantagem de terem sabor neutro, experimente-os!) Veja no blog OQueComerHoje? uma receita de "Café com leite de aveia simulando o leite desnatado." e outra de "leite de coco caseiro".

Outras fontes de cálcio, além do leite:


Se você necessita de doses maiores de cálcio saiba que há muitos outros alimentos ricos no nutriente, confira em: Mineral cálcio: fontes e funções no organismo.

Fonte: Wellness Warrior.

Comentários

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Açúcar Demerara - Benefícios

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Como acabar com piolho de cobra

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

Benefícios do Amendoim torrado para a saúde