O que a bioquímica estuda?

Quando uma pessoa leiga pensa em bioquímica, logo lhe vem à mente que se trata de algo muito complicado de entender. Na verdade, a matéria é bastante complexa e exige outros conhecimentos prévios para ser estudada e compreendida profundamente. Entenda abaixo o que é bioquímica, o que a bioquímica estuda, o que são reações bioquímicas e o fascínio de estudar bioquímica.

O QUE A BIOQUÍMICA ESTUDA DE FATO?


o que é bioquímica

O que é bioquímica?


No entanto, se desmembrarmos a palavra, o termo fica bem mais fácil de entender. Bioquímica vem da junção das palavras biologia + química. Sendo biologia o estudo dos seres vivos e a química sendo conhecida por realizar transformações em substâncias da natureza, fica claro entender que bioquímica é o estudo das reações químicas nos organismos vivos. Ficou bem mais fácil entender, não é mesmo?

Assim, quando citamos a bioquímica, estamos falando no segmento da biologia responsável por estudar a organização, as estruturas, bem como as transformações moleculares que acontecem segundo a segundo em cada uma das células.

Já as transformações moleculares estudadas pela bioquímica configuram o metabolismo, ou seja, as reações que são cruciais para a sobrevivência, o crescimento e a reprodução dos seres vivos.

O que são reações bioquímicas?


De maneira geral e sucinta, dizemos que, para sobreviver, os organismos vivos realizam quatro processos bioquímicos básicos que permitem que sobrevivam:

  1. Síntese de biomoléculas - proteínas, carboidratos, lipídios (gorduras) e ácidos nucleicos, entre outras;
  2. Produção de energia;
  3. Transporte de substâncias através de membranas;
  4. Eliminação de substâncias tóxicas e metabólitos de excreção.

O FASCÍNIO DE ESTUDAR BIOQUÍMICA


O que é bioquímica?



Em minha experiência de 3 anos estudando a fundo a bioquímica durante a graduação de Farmácia&Bioquímica pude aprender a fundo todos os processos biomoleculares e afirmo que esse aprendizado é tão fascinante quanto imaginar a aplicação da bioquímica na medicina.

Entender profundamente como a vitamina C atua em vários processos bioquímicos é algo quase mágico. Aprender como as proteínas são transformadas (de proteínas a aminoácidos e então a proteínas novamente) em nosso organismo e como elas colaboram para a formação dos tecidos dos órgãos, além de participar de vários processos metabólicos (como as proteínas denominadas enzimas) é muito gratificante. Esse aprendizado traz ensinamentos aplicados na medicina, na nutrição e na ciência farmacêutica.

Renata Fraia - Farmacêutica-Bioquímica pelas faculdades Oswaldo Cruz - fundadora desse portal de saúde.

Leia também!

Soro caseiro: receita copo 200ml (e para 1 litro)

Use vinagre para piolhos e lêndeas

Antibiograma o que é e para que serve esse exame

Açúcar Demerara - Benefícios

Receita de anti-mofo caseiro para guarda-roupa e paredes

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

Vinagre ou água sanitária (hipoclorito de sódio) para higienizar verduras?

Sal refinado, Sal marinho e mineral, comparação

Como acabar com piolho de cobra

Casca de Jabuticaba para que serve?